Normalmente você o encontra no horti-fruti ou na seção de verduras do supermercado. Embora ali ele esteja exuberante em toda a sua glória, três dias depois pode acabar indo parar no lixo. Mas não se preocupe, isso pode ser evitado! Só precisamos de um pouco de esforço e colocar em prática a dicas a seguir.
Regar
Normalmente existem dois tipos de pessoas: as que afogam o manjericão e as que o deixam morrer seco. O ideal é manter a terra sempre úmida mas não encharcada. Além disso, você deve molhar apenas a terra, não as folhas, para evitar o aparecimento de fungos.
O local
Para o manjericão, quanto mais luz, melhor. Se ele ficar dentro de casa, procure um canto onde bata sol. O jardim e a janela são os melhores lugares para deixá-lo no verão. Ao ar livre e em um vaso grande o suficiente ele tem mais espaço para crescer.
O vaso
Plantas precisam de espaço. Para isso, você pode dividir uma planta comprada em loja em quatro e colocar cada muda em um vaso diferente com bastante terra adubada.
A terra
Não use terra para ervas, mas sim terra adubada e cheia de nutrientes. O manjericão é bem fominha.
Fertilizante
Fertilize seu manjericão uma ou duas vezes ao mês com um fertilizante líquido orgânico para planta com folhagem (se ele estiver no exterior, basta uma vez a cada 6 semanas). Sua planta te agradecerá com uma grande quantidade de folhas e isso evitará que se crie pragas como os ácaros-aranha.
Colheita
Muita gente pensa que o melhor é retirar as folhas de diferentes ramos para que nenhum deles fique muito debilitado. O certo, no entanto, é cortar os talos inteiros. Desta maneira, o crescimento será maior pois nascerão mais brotos e folhas nas zonas dos cortes.
Flores
Além de tudo, ao cortar os talos inteiros, você pode controlar as flores. Quando a planta floresce, as folhas caem e perdem o aroma. Mas se você esquecer de cortar um talo, tudo bem: as flores também são comestíveis e muito gostosas, inclusive.Quando você leva o seu manjericão para casa, ele chega bastante estressado. Isso porque seus ramos ficam muito apertados nos vasinhos, eles recebem poucos nutrientes e o transporte os danifica. Por isso que eles acabam morrendo facilmente. Porém, se você fizer as devidas adaptações e proporcionar a essa plantinha um bom cuidado, ela vai crescer lindamente, com aroma e durar bastante.