Como limpar os olhos do gato

2015-04-10_190211

Existe uma zona onde os gatos não conseguem chegar com a língua para se lavar: os olhos.

Os gatos odeiam tomar banho e, de fato, não necessitam pois podem passar até quatro horas por dia limpando o seu corpo com sua língua áspera. No entanto, existe uma zona onde os gatos não conseguem chegar com a língua para se lavar: os olhos.Esta tarefa que sugerimos não vai ser fácil pois existe uma grande probabilidade de o gato não se mostrar receptivo.

Com que frequência devo limpar os olhos do gato?
A frequência com que limpa os olhos do seu gato deve ser cerca de duas vezes por semana. Contudo, alguns tipos de gatos requerem uma limpeza diária graças à sua raça, sobretudo os chamados gatos braquicéfalos.
Os braquicéfalos são raças de gatos que, geralmente, acumulam muitas lágrimas por possuírem uma cabeça muito ampla e um nariz achatado como os persas, os Devon Rex ou os Himalaio. A persistência da higiene é muito importante para prevenir infecções que resultam das remelas que acumulam.
Preparação do material necessário
Para limpar os olhos de um gato da forma adequada, deve preparar todo o kit antes de começar a trabalhar. Essa recomendação pode ser muito útil caso o gato tente fugir, já que não terá de vasculhar sua casa em busca dos materiais.

Que preciso para limpar os olhos do meu gato?
Pano, Algodão, Água destilada, Sal, Duas xícaras ,Uma toalha, Uma guloseima
Uma vez que tenha tudo, encha as duas xícaras com água destilada, adicione um pouco de sal em casa (uma colher de chá é suficiente), remova-o e verifique se a pequena mistura está fria.
Processo de limpeza
A primeira coisa a fazer é envolver o gato em uma toalha para que não se revolte, comece a arranhar e seja necessário usar a mistura de água e sal para limpar as feridas do tutor.
Depois de envolver, pegue as bolinhas de algodão e molhe na água de uma das taças. Com o pedaço de algodão úmido, limpe o primeiro olho do gato. Evite tocar no olho em si e limpe apenas em redor de ele, pois isso pode provocar dor e, embora esteja envolvido em uma toalha, pode se retorcer e sair correndo.
Use todas as bolas de algodão necessárias para limpar o olho e umedeça o algodão sempre que necessário, na mesma taça usada para o primeiro olho.
Use a outra taça para limpar o outro olho. Dessa forma, estará evitando passar potenciais infecções de um olho para o outro.
Uma vez realizado o mesmo processo para os dois olhos, passe o pano para secá-los.
Pegue a recompensa que escolheu para dar ao gato e ofereça o prêmio por ter sido paciente enquanto você o limpava. Dessa maneira, pensará que, apesar de sofrer esse processo, ao menos tem uma recompensa, o que o deixará mais receptivo na próxima vez.

Outros conselhos
É importante que habitue o gato a esse processo desde pequeno, assim não será algo estranho e ficará acostumado bem cedo.
Caso seja impossível limpar os olhos porque o gato não deixa, pode pedir a alguém que o ajude a segurar o animal enquanto você limpa os seus olhos, o que facilitará muito o processo. Caso verifique qualquer tipo de reação nos olhos do gato como inchaço, pus, secreções, dificuldade em abrir os olhos ou qualquer outro tipo de anomalia, consulte o veterinário de imediato para que observe o seu gato