Para limpar o mofo e o bolor da sua casa é necessário tomar certos cuidados. E lembre-se, se você tiver um problema grave de fungo nas paredes, pode ser melhor procurar a ajuda de um especialista.
Veja a seguir como proceder se o problema estiver localizado em uma área restrita. Procure usar proteção para os olhos, luvas e uma máscara para o rosto para evitar o contato com os esporos liberados pelos fungos. Abra as janelas ou use um ventilador.
Para começar, misture uma solução de uma parte de água sanitária para três de água ou utilize um limpador de superfícies que tenha cloro em sua composição ativa, como Cif Tira-Limo.
Utilize, então, uma escova de cerdas duras, para esfregar a área escurecida.
Por fim, enxágue o local com o auxílio de um pano umedecido.
Como evitar a volta do mofo e do bolor
Uma vez que você tenha dado fim ao bolor em suas paredes, o próximo passo é evitar que ele volte. A melhor dica para se livrar do mofo é eliminar as condições de calor e umidade, que são ideais para seu crescimento.
Estenda cortinas de banheiro e toalhas para secar.
Mantenha banheiros, cozinhas e outros ambientes úmidos bem ventilados e secos.
Para evitar a formação de mofo a longo prazo, considere instalar um desumidificador elétrico nas áreas mais gravemente afetadas.
Você também pode cobrir a área com pintura antimofo, à venda na maioria das lojas do ramo. Sempre leia as instruções do fabricante e verifique se o produto é recomendado para o seu tipo de parede.
Paredes e tetos com bom revestimento também serão menos afetados pela condensação e, consequentemente, por mofo.
Conserte vazamentos no momento de sua descoberta para evitar que a umidade se infiltre em cavidades e abaixo do piso.
Você pode ainda vedar a tubulação do ar condicionado, caso descubra que essa é a origem do problema.
De que são compostos o mofo e o bolor e por que eles aparecem nas paredes?
O mofo é um tipo de fungo que se desenvolve por esporos suspensos no ar. Em geral, eles crescem em ambientes quentes e úmidos, sem muita circulação de ar. Essa é a razão que faz com que tantos banheiros e despensas sejam atacados por mofo. Já o bolor é outro tipo de fungo que pode crescer nas paredes. Ele é caracterizado por manchas que podem se espalhar rapidamente se não forem tratadas.
Em geral, esses fungos crescem apenas pelas condições do ambiente. Outras vezes, eles podem ser resultado de vazamentos do encanamento no interior ou no exterior da casa. A tubulação de ar condicionado, por exemplo, pode gerar excesso de umidade no interior das paredes quando não é isolada adequadamente.
Para saber se o que está em sua parede é realmente mofo ou bolor, aplique um pouco de alvejante nas manchas utilizando um pedaço de pano. Se a mancha clarear após alguns minutos, você encontrou fungos. Se não, provavelmente suas paredes estão apenas sujas.