Como fazer cerâmica plástica caseira (biscuit)

2015-04-10_190211

Com apenas dois ingredientes ( amido de milho e cola) você faz uma versão caseira da cerâmica. Ela vai se comportar como a maioria das fórmulas comerciais, mas pode encolher, o que não acontece com o produto comprado em lojas.O efeito será mínimo, mas lembre-se dele ao trabalhar nos projetos. Você pode fazer uma escultura de teste primeiro para medir quanto a peça final vai encolher. Talvez seja melhor fazer os projetos um pouco maiores do que o pretendido para que, quando eles encolherem, fiquem do tamanho certo. Mas a economia vai valer à pena.

Receita e modo de fazer
Despeje 3/4 de xícara de cola e 1 xícara de amido de milho em uma panela antiaderente. Durante este passo, deixe a panela na bancada ou no fogão, mas com o fogo apagado. Mexa até misturar bem. A melhor cola para esta receita é a cola de PVA para madeira, mas a cola cascorex também é bem boa. A cerâmica feita com a cola escolar pode ficar um pouco mais frágil do que aquela feita com cola para madeira.

Acrescente 2 colheres de sopa de óleo mineral e 1 colher de sopa (15 ml) de suco de limão à mistura de cola e amido. Mexa até misturar completamente. Se não encontrar óleo mineral puro, use óleo de petróleo ou óleo corporal infantil como substituto. Se quiser, coloque corante alimentício ou tinta acrílica na mistura para dar cor a ela. Cuidado para não exagerar na tinta, ou você pode alterar a textura. Se quiser que as cores fiquem fortes, é melhor pintar o projeto depois de pronto Passe a panela para o fogão e cozinhe em fogo brando. Mexa a mistura constantemente durante o aquecimento para manter os ingredientes líquidos em movimento. Não pare de mexer para não comprometer a textura da cerâmica. Continue mexendo até que a mistura se pareça com um purê de batatas. Quando ela chegar nessa consistência, tire a panela do fogo e coloque sobre uma superfície plana e fria. Coloque uma toalha ou um descanso de panela sobre a bancada para proteger a superfície.Jogue um pouquinho de óleo mineral na cerâmica pastosa. O óleo vai cobrir e untar suas mãos conforme você amassa a cerâmica, de modo que ela não grude.

Passe a massa para a bancada para trabalhar com ela. Faça isso enquanto a cerâmica estiver quente, mas aguarde alguns minutos para que a temperatura dela caia um pouco e chegue a um nível seguro o bastante para o toque. Você também pode fazer a mesma coisa usando luvas de borracha para proteger as mãos.
Amasse a cerâmica até deixá-la uniforme. A consistência deverá ficar parecida com a de uma massa de pizza bem trabalhada e bem misturada. Quando terminar, faça uma bola de cerâmica.

Guarde a massa pronta em um saco plástico com fecho que possa ir à geladeira. Para manter a cerâmica fresca e evitar que ela endureça, tire o máximo de ar possível do saco antes de fechá-lo e guardá-lo. Se a massa ainda estiver quente, coloque-a no saco, mas deixe uma pequena abertura. Depois que a cerâmica esfriar completamente, feche o resto do saco e guarde. Use a massa para criar alguma coisa. Agora que já preparou a massa, use-a para criar aquilo que quiser. Quando for trabalhar com ela, é bom passar um pouco de creme hidratante nas mãos para que fique mais fácil manipular. Deixe o projeto secar por pelo menos 24 horas ou mais, se ele ainda estiver úmido depois desse tempo.

Como tingir a massa
Para tingir massa plástica ou massa de biscuit você pode usar tinta de tecido, tinta latex para artesanato, tinta a óleo, tinta chache e corante para latex
Prefira tingir a massa, no momento em que for começar a usar. Para que a massa não fique transparente, sempre coloque um pouco de tinta, na cor branco de titânio. Ao colocar a tinta, amasse bem, para que a cor fique bem uniforme e sem manchas. Quando fizer uma grande quantidade de peças iguais, tinja toda a massa de uma só vez, para que não haja diferença na tonalidade de cores entre as peças.

Caso você deseje fazer peças pequenas ou única, tinja apenas a quantidade de massa necessária que irá utilizar para cada motivo, porque as sobras de massa já tingidas endurecem mais rapidamente. Se desejar que as cores fiquem em um tom pastel (mais suaves), use o mínimo de tinta possível, tendo em vista que depois que a peça seca totalmente, elas escurecem três vezes mais.
Evite usar muita tinta, para que a massa não resseque e rache durante a modelagem. As sobras de massa já tingida, devem ser guardadas embalada em filme plástico separadamente, evitando assim que uma grude nas outras, de cores diferente.