Como evitar dor de dente em crianças.

2015-04-10_190211

O atendimento especializado deve ser a primeira opção.

 

A dor de dente em crianças é bastante comum, e cuidar dos pequenos não é uma das tarefas mais fáceis. A atenção deve ser constante, e qualquer sinal de que algo está errado deve ser analisado com muita cautela.
Comportamentos como mão perto da boca constantemente ou quando a criança não tem se alimentado bem podem indicar algum incômodo, e é sempre bom que os pais questionem.

Causas da dor de dente em crianças
As possíveis causas para uma dor de dente em uma criança podem variar, podendo ser por uma cárie, fratura no dente, esfoliação dentária, comprometimento pulpar, problemas gengivais ou até por episódios de bruxismo. É preciso observar os hábitos dos pequenos e levá-los ao dentista para verificar se tudo está bem.

O que fazer quando a criança diz que esta com dor de dente?
O atendimento especializado deve ser a primeira opção. É importante não pensar que tudo está normal e que a dor de dentes é passageira.
A dor é um mecanismo do corpo para avisar que existe um problema. Por isso, busque ajuda de um dentista assim que os sintomas começarem, pois seja qual for o problema, o profissional encontrará uma solução o quanto antes.
Formas de prevenção
Higiene é a chave. Garanta que as crianças tenham hábitos de boa higiene bucal.
Supervisione a escovação dos dentes e agende consultas periódicas com o dentista infantil.

O que é bom para dor de dente?
O primeiro passo é entrar em contato com o odontopediatra para tentar agendar uma consulta e, dependendo da intensidade do incômodo, um encaixe. Segundo Juliana, em casos de urgência, o especialista pode indicar algumas medidas para reduzir a dor de dente em casa , até o momento do atendimento.
Por exemplo: Bochecho com água morna,Medicações analgésicas (indicadas pelo odontopediatra), compressa com gelo, boa escovação dos dentes.

Dor de dente a noite, por que ocorre com maior frequência?
Uma vez já com a dor instalada, o ato de deitar intensifica isso porque o fluxo sanguíneo na região da cabeça aumenta, aumentando assim a pressão da polpa dental.
Ou seja, a dor de dente não é maior porque estamos no período noturno e sim porque repousamos neste período aumentando o fluxo sanguíneo na região da cabeça.