Como desencolher roupas com 2 técnicas que funcionam

2015-04-10_190211

Entre tantas receitas caseiras que prometem milagres, veja duas que funcionam de verdade

Creme para roupa de lã e algodão
O condicionador, a máscara de cabelo ou o creme corporal funcionam como o amaciante que vai deixar o tecido mais maleável para que você consiga trazê-lo de volta ao tamanho original.

Ingredientes
Creme de cabelo ou de corpo: ¼ de xícara; água morna: suficiente para cobrir a peça.

Modo de preparo
Coloque a roupa de molho em um balde com a mistura de água e condicionador durante 5 minutos;
Depois, pegue a peça, torça para retirar o excesso de água e estique-a, delicadamente, para que volte ao tamanho correto. Faça movimentos de esticar para a direção que a peça deverá aumentar de tamanho;
Estenda a peça na sombra até secar por completo. Não pode colocar no sol nem na secadora, pois o calor poderá fazer encolher novamente.

Esticando do jeito certo
No primeiro método também precisa esticar a peça na tentativa de que ela volte ao tamanho original. Mas essa dica é mais prática porque você pode fazer com a roupa assim que sair da máquina e perceber que encolheu.
Como a roupa já vai estar torcida, sacuda para abrir bem o tecido, depois coloque sobre uma toalha e deixe a peça bem esticada, dando leves puxadinhas com as mãos no sentido que quiser que estique. Coloque outra toalha por cima e pesinhos nas bordas para segurar a roupa esticada. Deixe assim até que a peça esteja totalmente seca.

Qual técnica funciona melhor?
Agora você já sabe como fazer com dois métodos que realmente funcionam. Mas qual deles é o melhor? A verdade é que o método com creme e água funciona melhor porque o tecido vai estar mais maleável assim que sair do molho, o que pode não ocorrer ao tirar a peça já torcida da máquina. Além desse fator, deve considerar também que no segundo método é preciso deixar a roupa entre duas toalhas, o que vai fazer a secagem demorar muito mais. Então, o primeiro método é o mais eficiente. Apenas deve ter o cuidado de verificar na etiqueta se a peça pode receber água morna.
Atenção: essas duas receitas funcionam melhor para tecidos maleáveis, como algodão e lã. Não é garantido que funcione com tecidos que não esticam tanto, como determinados tipos de jeans e outros mais grossos ou muito sensíveis, como a seda.