Sol em um dia, chuva no outro. Calor durante à tarde, frio à noite. Essas mudanças bruscas de temperatura ocorrem com frequência, especialmente no centro-sul do país. As frentes frias e as massas de ar polar são os principais sistemas meteorológicos responsáveis por essas viradas. O problema é que a rápida variação de tempo e temperatura pode afetar nossa saúde. Começam os espirros, crises alérgicas, resfriados e gripes!
Imunidade e humor
As mudanças de tempo e temperatura podem diminuir nossa imunidade e favorecer o aparecimento de complicações como sinusites, pneumonias e até facilitar a incidência de gripes e resfriados.
Existe também uma relação entre clima e humor. As pessoas tendem a ficar mais tristes e depressivas no frio, devido à diminuição dos níveis de melatonina e serotonina, que regulam o humor e o sono.
Choque térmico
A brusca mudança de temperatura pode provocar um choque térmico, principalmente quando há mudança do calor para o frio.
Do frio para o calor
Quando o tempo esquenta, nossa pressão arterial cai. Quem já tem uma tendência à hipotensão pode sentir moleza ou fraqueza.
Do calor para o frio
Quando esfria, a pressão arterial tende a subir. Os hipertensos devem ficar atentos, pois aumentam as chances de uma crise hipertensiva, elevando os riscos de complicações como um acidente vascular cerebral.