O Instagram agora permite agendar a publicações de forma nativa, sem instalar nada no PC ou celular. O recurso está disponível para criadores de conteúdo no Estúdio de Criação e funciona integrado ao Facebook. É possível programar posts no Instagram com fotos e vídeos no feed ou no IGTV. Para usar a novidade, é necessário ter uma conta comercial vinculada a uma página do Facebook.
No tutorial a seguir, confira como usar o Estúdio de Criação do Facebook para agendar publicações no Instagram. O recurso está sendo distribuído aos poucos e pode demorar alguns dias para chegar a todas os usuários.
Passo 1. Acesse a página do Estúdio de Criação (business.facebook.com/creatorstudio) e, caso necessário, faça login na sua conta do Facebook. Em seguida, clique sobre o ícone do Instagram e vá em “Conectar sua conta”;
Passo 2. Agora, pressione “OK” e faça login na sua conta do Instagram. Vale lembrar que é necessário ter uma conta comercial vinculada a uma página do Facebook;
Passo 3. Após vincular a sua conta do Instagram, clique em “Criar publicação” e selecione se você deseja publicar algo no Feed ou no IGTV;
Passo 4. Caso possua mais de uma conta vinculada, selecione a conta desejada;
Passo 5. Envie a foto ou vídeo e adicionar as informações desejadas, como legenda e localização. Feito isso, pressione o botão à direita de “Publicar” e selecione “Programação”. Escolha a data e hora em que o conteúdo deve ser publicado e clique em “Programação”;
Passo 6. Para gerenciar as suas publicações programadas e cancelar o agendamento, selecione “Programado”, em “Status de publicação”;
Passo 7. Selecione a publicação para ver as opções disponíveis. Você pode pré-visualizar o seu post agendado, publicá-lo imediatamente ou cancelar o agendamento clicando em “Excluir”.