Como a lua rege as plantas

2015-04-10_190211

Na produção de alimentos, a influência da lua sobre as plantas é conhecida pelos agricultores desde a antiguidade.Usando este conhecimento é possível trabalhar com o ritmo da Natureza e usá-lo em beneficio da plantas.
A lua passa por quatro fases: minguante, nova, crescente e cheia. Cada fase dura sete dias.

Lua crescente
Fase em que a seiva é atraída para cima, para as folhas, favorecendo o crescimento da parte superior da planta.
Período favorável ao plantio de cereais, frutas e flores e colheita de verduras. Boa época para se fazer enxertos e preparar o solo com compostos e cobertura vegetal.

Lua cheia
Colher plantas medicinais e frutos — os frutos estão mais suculentos devido a maior quantidade de seiva encontrada nos frutos. Plantio desaconselhado.

Lua minguante
Nesta fase a força da seiva diminui, indo para a parte inferior da planta. Iniciar o plantio de plantas de raízes, como a beterraba, cenoura, cebola, batata… Colher as raízes e vagens pois a planta encontra-se com menos seiva o que facilita a cozedura. Colher o milho, abóbora e outros para armazenamento, porque resiste mais ao ataque do caruncho. Boa época para podar. Colher as sementes uns dias antes da Lua Nova.

Lua nova
Nesta fase a seiva atinge o seu pico máximo de retrocesso.As plantas têm baixa resistência às pragas. Plantio desaconselhado. Do que precede tiramos as regras seguintes: que entre a lua minguante e a nova deve ser plantado tudo o que dá “abaixo do solo” (raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis) e, que entre a lua crescente e a cheia, deve-se plantar tudo o que dá “acima do solo” (folhas, flores e frutos comestíveis).