Comerciantes protestam em frente a prefeitura contra as normas da bandeira vermelha

2015-04-10_190211

Lojistas empunhavam faixa com dizeres “queremos trabalhar”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de o Governador anunciar que a região da Serra continuará sendo bandeira vermelha, dezenas de lojistas inconformados foram para a frente da Prefeitura protestar. A revolta é por causa da proibição de abertura de lojas por 15 dias, com chance de tentar uma nova negociação no final da semana. Como o prefeito foi o chefe das negociações com o governador, os comerciantes foram cobrar a permanência da cidade na bandeira vermelha, enquanto duas regiões conseguiram negociar para voltar para a bandeira laranja. O prefeito Gulherme Pasin afirmou que é preciso cumprir o que determina a bandeira vermelha, que seguirá pelo menos até a sexta-feira. Porém, Pasin afirmou que nenhum comerciante será hostilizado e que entende e concorda com a revolta dos lojistas da cidade. Um grupo de empresários de Bento Gonçalves está se mobilizando para uma carreata no domingo, dia 21. O ato tem saída prevista na Avenida Planalto, no Bairro São Bento, às 14h e deve percorrer as principais vias da cidade. Os organizadores do protesto também têm interesse de mobilizar municípios da região, solicitando o apoio da população, na busca pela quebra do decreto impositivo. A palavra de ordem é: queremos trabalhar!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A opinião dos representantes de entidade da cidade

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, Marcos Carbone fala sobre as novas regras: É importante que os lojistas observem as determinações para o seu tipo de negócio e acatem o cumprimento, evitando o sofrimento de penalidades. “Há uma obrigação legal por parte do município em fiscalizar o seguimento ao decreto, por isso, é necessário atentar para as regras vigentes. Infelizmente é essa situação que o Governo do Estado nos obriga a enfrentar”, diz Carbone. O Empresário e Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmmme), Juarez Piva, disse que vão acatar a imposição do Estado. “Estamos contrariados e muito inseguros. O empreendedor não pode ficar abrindo e fechando a fábrica ou o comércio o tempo todo”.
Ele espera uma mudança na posição da nossa bandeira para laranja ainda na semana que vem. Rogério Capoani, presidente do CIC/BG disse que a entidade recebeu a manutenção da bandeira vermelha com total indignação, e todas essas restrições nos deixam contrariados. Mas estamos trabalhando de forma regional, de modo a agrupar todos os dados da saúde da Serra e contrapor essa situação para iniciar a próxima semana de volta na bandeira laranja. “Infelizmente, temos que pedir, mais uma vez, paciência para nossos empresários e empreendedores para aguentarem firmes esses dias e respeitarem o decreto estadual no intuito de terça-feira já voltarmos para a condição anterior.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prefeito Pasin, sem máscara, atendeu os manifestantes na escadaria da prefeitura e garantiu que os comerciantes que mantiverem seus estabelecimentos abertos não sofrerão interferência.