Grande parte do Rio Grande do Sul vai amanhecer com marcas abaixo de 5ºC na segunda com geada em grande número de localidades.
O começo de semana é frio no Sul e no Sudeste do Brasil. Uma massa de ar frio de origem polar define as condições do tempo com baixa temperatura e formação de geada. Os dias mais frios no Rio Grande do Sul serão hoje e amanhã enquanto no Sudeste o resfriamento vai se fazer sentir mais entre amanhã e a terça-feira.
Amanhã, o ar frio domina o Sul do país e cobre muitas áreas da Região Sudeste.
O tombo da temperatura já se fez sentir. Depois de um sábado de verão no Rio Grande do Sul com máximas de até 33,5ºC e as temperaturas mais altas desde abril na capital e Grande Porto Alegre, as marcas nos termômetros desabaram nas últimas horas.
O ar frio está associado a um potente centro de alta pressão atmosférica. Modelos numéricos indicam que na manhã de segunda-feira o centro de alta pressão de 1.036 hPa vai estar sobre o Uruguai.
Na quarta de manhã, o centro de alta pressão estará sobre o Atlântico com 1.030 hPa sobre o Atlântico, entre os litorais do Sul e do Sudeste.
Grande parte do Rio Grande do Sul vai amanhecer com marcas abaixo de 5ºC na segunda com geada em grande número de localidades. Marcas negativas são esperadas na fronteira com o Uruguai, Campanha, Sul, Centro-Serra, no Planalto e Aparados. Nas cidades mais frias, na Serra do Sudeste, pode fazer até -3ºC a -5ºC. A presença de nuvens pode inibir queda mais acentuada da temperatura na madrugada de segunda na Metade Norte gaúcha.