Começo de agosto com muito calor no Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

Uma corrente de jato em baixos níveis vai atuar na segunda metade da semana, entre esta quinta e o sábado, no Paraguai, Nordeste e Centro da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul, com ingresso significativo de ar quente com vento do quadrante Norte.

 

Esta corrente de vento será responsável por trazer ar muito quente para as latitudes médias do continente. Como este é período frio do ano, os desvios de temperatura à tarde serão enormes no Centro da Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul com máximas até 10ºC ou mais acima do que é normal no começo de agosto. No Rio Grande do Sul, a temperatura já se elevou nesta quarta, mas sobe muito a partir de quinta-feira, quando a tarde já será quente a muito quente no estado com máximas que devem passar dos 30ºC na Metade Oeste gaúcha.

Os mapas  mostram as anomalias (desvios da média) de temperatura em superfície projetadas pelo modelo meteorológico alemão Icon para as tardes de quinta, sexta e sábado, em que se observa como o aquecimento será acentuado no restante desta semana no Rio Grande do Sul.