Comandante da BM faz balanço das operações que prendeu sete criminosos no final de semana

2015-04-10_190211

No final da sexta-feira, se estendendo para o sábado e domingo várias ações da brigada Militar resultou em um número muito acima da média de priões na cidade, a maioria ligada ao tráfico de drogas. Operação do final de semana prendeu sete e apreendeu um menor em dois dias.
Foram apreendidas 68 pedras de crack (43,8 gramas), 108 tijolos de maconha (23,5 gramas) e 16 buchas de cocaína (4,00 gramas), além de armas.
“ Estamos tentando enfraquecer o narcotráfico que fomenta muitos crimes, entre eles o homicídio. A disputa por pontos de vendas gera muitos conflitos e precisamos evitar essa guerra urbana” avalia o Major Álvaro Martinelli, que responde palo comando da BM em Benol Gonçalves.
Em apenas 48 horas, policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE) e inteligência do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3° Bpat) prenderam sete homens por tráfico de drogas, posse de entorpecentes , descumprimento judicial e porte ilegal de armas em diversos pontos da cidade. No fim de semana, foi apreendido ainda um menor e um idoso, autor de um homicídio no bairro Tancredo Neves. A primeira prisão aconteceu na noite de sexta-feira (16), no bairro Zatt e a última na noite de domingo (19), no bairro Eucaliptos. A operação, que visa combater a criminalidade do município, foi em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Passo Fundo, que participou recentemente de ação semelhante em Guaporé.
De acordo como capitão Diego Caetano, o balanço parcial da Brigada Militar indica a quantidade de pontos de venda de drogas existentes no município. “Por sua vez, isso demonstra uma grande quantidade de usuários de drogas. Fizemos prisões em alguns pontos de venda e em menos de 24 horas já haviam outras pessoas assumindo as vendas nesses locais”, registra Caetano.
Para ele, a operação é um reflexo da missão constitucional da Brigada. “Estamos tentando enfraquecer o narcotráfico que fomenta muitos crimes, entre eles o homicídio. A disputa por pontos de vendas gera muitos conflitos e precisamos evitar essa guerra urbana”, salienta.
O major Álvaro Martinelli reitera que a maioria dos crimes são relacionados ao tráfico de drogas. “Uma loja arrombada. Uma pessoa com celular e dinheiro roubado, tudo vira ‘moeda de droga. Homicídios, furtos, roubos e arrombamentos estão no ‘ciclo’ entre traficantes, usuários e vítimas’”, explica.

Balanço da Operação

A brigada Militar divulgou os númros oficiais :8 pessoas foram presas, 5 por tráfico de entorpecentes, 1 menor apreendido por tráfico de entorpecentes, 1 preso por descumprir ordem judicial (prisão domiciliar) e 1 preso por porte ilegal de arma de fogo. Fora da operação, o autor de um homicídio no Tancredo Neves também foi preso no fim de semana.
Destes, 7 dos presos permanecem recolhidos, somente o menor foi liberado e entregue aos responsáveis.
Foram apreendidas 68 pedras de crack (43,8 gramas), 108 tijolos de maconha (23,5 gramas) e 16 buchas de cocaína (4,00 gramas).
Apreensão de R$ 1.566,50 em dinheiro que estava em posse dos traficantes.
Foi apreendido um revolver Taurus calibre 38
Durante a operação, foram apreendidos com os criminosos celulares, controles de videogames, furadeira, balança de precisão e munições.
As prisões por tráfico aconteceram nos bairros Eucaliptos, Juventude, Municipal, Ouro Verde e Zatt.