Com o Santuário fechado, fiéis participaram da 141º Romaria de Caravaggio on-line

2015-04-10_190211

Pela primeira vez em 141 anos, a tradicional Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, ocorreu de forma exclusivamente on-line. Por conta da pandemia da Covid-19, o 26 de maio não contou com as centenas de milhares de pessoas que rumavam até a igreja para agradecer e renovar seus votos junto à padroeira. Bloqueios foram realizados em diversos pontos da cidade e da vizinha Caxias do Sul para orientar os poucos fiéis que tentaram ir ao Santuário a retornarem para as suas casas. A ação conjunta das prefeituras das duas cidades ainda contou com o apoio do Ministério Público, Brigada Militar e Comando Rodoviário da Brigada Militar que desde o último sábado (23) realizaram os bloqueios com orientações. As ações se estenderam até às 18h de terça-feira (26), quando foram encerrada as celebrações. De acordo com o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, estava sendo preparada uma grande festa, porém foi necessário mudar todos os planos para garantir a segurança e a saúde dos fiéis, respeitando todos os protocolos de saúde. Ele fez uma avaliação da romaria deste ano.

“É um ponto que fica na história das Romarias. Queira Deus que ele nunca mais se repeita. Foi diferente, são tempos diferentes no mundo todo. Aqui não seria diferentes. Estamos aqui, on-line, falando com as pessoas, transmitindo a mensagem de paz e desejando dias melhores para todos os nossos devotos”, disse ele. Fiéis que haviam feito promessa em rumar até o Santuário de Caravaggio neste ano foram convidados a cumprir a promessa doando alimentos para entidades que destinam doações aos necessitados. Os devotos foram convidados a compartilhar fotos de edições anteriores, ou demonstrarem como a família está acompanhando o Santuário neste momento de pandemia, acompanhada da hashtag #caravaggio2020.

Trezena de Santo Antônio começa neste domingo com transmissão das missas online

Os bento-gonçalvenses são convidados a exercitar sua fé e devoção ao padroeiro do município acompanhando a Trezena da 142ª Festa de Santo Antônio, que inicia no domingo, dia 31 de maio (Solenidade de Pentecostes). A programação de missas diárias se estende até 12 de junho, sempre às 18h, com transmissão pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio (no Facebook, Instagram e YouTube como ParoquiaSantoAntonioBG). Em virtude da pandemia do novo coronavírus, que impede a realização de celebrações presenciais, as famílias poderão acompanhar a Trezana pelas plataformas virtuais, transformando seus lares em extensões da Igreja. Para isso, a Paróquia sugere que prepararem, em suas casas, pequenos altares com símbolos que remetam à devoção ao padroeiro da cidade. Depois de ambientarem o espaço de oração em suas residências, os devotos podem fazer registros fotográficos e compartilhá-los nas redes sociais com a hashtag #142FestadeSantoAntonio, para que outras famílias se inspirem a participar da ação. É possível acompanhar o Evangelho diário e o tema de cada noite da Trezena por meio da Palavra Antoniana, subsídio oficial da festa de 2020. O livreto pode ser retirado na secretaria da Paróquia e também está disponível em versão virtual no site www.paroquiasantoantoniobg.com.br.

Programação:
31/05: ‘Em pentecostes, o batismo da Igreja acontece’
01/06: ‘Virgem Maria: sim de discípula exemplar’
02/06: ‘Santuário, casa para celebrar a vida do povo’ (85 anos de dedicação do Santuário)
03/06: ‘Igreja: lugar de acolhimento e envio’
04/06: ‘Casa da Palavra: fonte de oração, fraternidade e conversão’
05/06: ‘Casa do Pão: liturgia é o coração da comunidade’
06/06: ‘Casa da Caridade: voz dos que clamam por vida digna’
07/06: ‘Casa da Ação Missionária: promover a cultura do encontro’
08/06: ‘A Igreja em missão’
09/06: ‘O mundo urbano e seus desafios’
10/06: ‘Viver a experiência do amor do Pai pela oração’
11/06: ‘Presença de Cristo na eucaristia: dinâmica que faz acontecer a ressurreição’
12/06: ‘Santo Antônio, um santo de coração aberto para anunciar o evangelho’