A Operação In Vino Veritas iniciada nesta segunda-feira,22 ,é a maior já realizada no setor
Na manhã desta segunda-feira, o Ministério do Trabalho e Emprego, deu início à operação “In Vino Veritas” na Serra Gaúcha. Segundo o gerente regional João de Araujo Corte, objetivo desta operação é fiscalizar a safra da uva e a produção de vinho, com foco na verificação da regularidade dos contratos de trabalho e nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores envolvidos.
A operação abrangerá vinícolas da região e produtores rurais que empregam mão de obra temporária durante a safra. Segundo Corte os Auditores-Fiscais do Trabalho não apenas verificarão o registro dos empregados, mas também examinarão outros aspectos da legislação trabalhista, incluindo o uso de equipamentos de segurança e as condições de segurança, conforto e higiene dos refeitórios e alojamentos.
Esta operação é considerada a maior já realizada no setor e conta com a participação do Ministério Público do Trabalho, agentes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Além disso, drones serão utilizados para identificar locais onde a prestação de trabalho ocorre.
É importante ressaltar que a operação está sendo realizada mesmo durante o estado de greve dos Auditores-Fiscais do Trabalho, devido aos problemas graves observados no setor durante a safra passada.
Ao final da operação “In Vino Veritas,” um relatório será apresentado, fornecendo informações sobre o número de estabelecimentos fiscalizados e os resultados alcançados. Isso contribuirá para a transparência e a regulamentação do setor, garantindo a segurança e a regularidade das atividades relacionadas à safra da uva na Serra Gaúcha.