Coluna | “Vamos emagrecer com saúde e aumentar a imunidade?”

2015-04-10_190211

Ingrid Zalamena – Nutricionista e pós-graduada em nutrição esportiva e curso de especialização no tratamento da síndrome do intestino irritável

O emagrecimento saudável nada mais é do que a redução de gordura corporal de forma que o organismo esteja saudável, ou seja, nutrido em termos de vitaminas e minerais.

Quando um paciente me procura querendo emagrecer, minha proposta inicial é sempre melhorar seus hábitos alimentares, para que o emagrecimento seja uma consequência da promoção de saúde que a alimentação nos traz, respeitando sempre os gostos e preferências de cada um.

Atualmente muitas são as estratégias nutricionais que podem ser adotadas para emagrecer, mas, o meu propósito é fazer com que isso aconteça de uma forma leve, sem restringir ou proibir o consumo de determinados alimentos.

Recebo muitos pacientes desesperançosos com a dificuldade em seguir uma dieta, em não comer carboidratos, e mal sabem eles que o emagrecimento nada mais é uma boa relação com a comida, e não uma dieta ou um jogo de isso engorda ou isso emagrece.

Muitas vezes pequenas mudanças podem fazer toda diferença neste processo, uma das coisas que sozinhos podemos nos dar por conta, são os sinais fisiológicos do nosso corpo, como a sensação de fome, que é o estomago roncando e a vontade de comer comida de verdade, diferente da fome emocional, que é aquele desejo por comer determinado alimento, neste caso podemos dizer que estamos buscando prazer emocional na comida e não fome de verdade.

Claro que é normal que aconteça momentos que comemos por emoção sim, como aquele momento em que comemos a massa da vó, ou o bolo gostoso que a mãe sempre fazia na infância, mas isso não é algo que deva fazer parte do nosso dia-a-dia, quando o comer emocional ocorrer com frequência podemos dizer que a comida está sendo uma forma de refúgio para nossos sentimentos.

Outro sinal fisiológico é a falta de hidratação, confundimos muito a sede com vontade de comer, então se você não estiver ingerindo uma quantidade adequada de água por dia, pode estar fazendo esta confusão, principalmente agora no inverno que muitas pessoas acabam reduzindo o consumo de água por conta do frio. Vale lembrar que água não é chá, chimarrão ou café!!

E nesta fase do ano, o inverno, temos uma tendência a buscar por alimentos mais calóricos, já que eles nos promovem calor e nos aquecem, porém várias são as alternativas para que os alimentos nos tragam a sensação de calor, como caldos, sopas, chás, entre outros! Por outro lado, é um ótimo período para emagrecer, pois nosso corpo “queima” mais calorias para se manter aquecido, dessa forma aumentando o nosso gasto calórico diário.

Você já parou para pensar no desespero que é todo verão para emagrecer? Academias lotadas, todo mundo querendo uma consulta com a nutri ou uma forma alternativa de emagrecer, mas ninguém se dá por conta que para ter um emagrecimento efetivo e duradouro essa procura precisa ser com antecedência, para que você tenha um processo saudável e que consiga manter depois com tranquilidade. Então, se você está querendo emagrecer, faça por você e pela sua saúde, que precisa estar em primeiro lugar quando se trata deste processo.