Intestino preso não é algo “normal”

2015-04-10_190211

Ingrid Zalamena – Nutricionista, pós-graduada em nutrição esportiva e curso de especialização no tratamento da síndrome do intestino irritável

O intestino preso ou constipação intestinal é a dificuldade em ir aos pés, caracterizada por fezes endurecidas, esforço excessivo para evacuar, sensação de evacuação incompleta ou ficar dias sem conseguir ir aos pés.

A constipação pode ocorrer em casos de estar em ambientes diferentes, como uma viajem, ou casos de jejum prolongado. Porém se ocorrer com frequência, é sinal que algo não está normal. Muitas pessoas tem o hábito de dizer: minha mãe também é assim, ou minha irmã também tem este problema. A genética pode interferir sim em alguns problemas de saúde, mas em muitos casos, o ambiente é o que mais influencia nesse quesito, já que provavelmente você tenha hábitos de vida parecidos com as pessoas da sua família, ou até mesmo divide refeições com elas.

Mas porque estou falando disso? Pelo fato dos hábitos de vida influenciarem diretamente no seu funcionamento intestinal, então pare de achar isso normal sem avaliar alguns parâmetros, são eles: alimentação, sedentarismo e ingestão de água, esses são alguns dos principais envolvidos na sua saúde intestinal!

Uma alimentação baixa em fibras, dificilmente vai levar o seu intestino funcionar de maneira correta. Neste quesito você pode melhorar de algumas formas:
Substituindo os alimentos refinados pelos integrais, por exemplo: pães, farinhas, arroz, massas e biscoitos integrais;

Incluir legumes e verduras no almoço e jantar, dando preferência às preparações cruas;

Comendo no mínimo 3 frutas ao longo do dia.

Incluir grãos no seu dia-a-dia, como chia, linhaça, farelo de aveia, semente de abóbora ou de girassol, você pode polvilhar em frutas, iogurtes ou até mesmo nas saladas.
Alimentação rica em açúcares: o excesso de açúcar também não colabora com o seu intestino, reduza aos poucos à adição de açúcar à cafés, chás e evite bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos. Lembre-se também dos alimentos que são ricos em açúcar, como bolachas, bolos, rapaduras, balas e chicléts.

Além disso, estar ativo fisicamente colabora muito, se você trabalha sentado o dia todo, vai ao trabalho de carro, ônibus ou van, tente de alguma forma incluir alguma atividade à sua rotina, como uma caminhada, corrida, bike ou até mesmo ir à uma academia.

E uma das maiores dificuldades do paciente constipado: beber água em quantidades adequadas! Isso é muito comum, não ter hábito de tomar água, para melhorar isso, comece de pouco em pouco. Planeje uma meta e distribua ao longo do dia. Hipoteticamente digamos que você precise tomar 2 litros de água ao dia, coloque como meta 500 mls pela manhã, 500mls até a metade da tarde 500mls até o jantar e o restante após o jantar, pronto! Isso facilitará muito.

Mas não quer dizer que se o seu intestino funciona diariamente que está tudo ok, já que outros parâmetros também são importantes a serem avaliados, como a consistência das fezes.

Esse é um parâmetro importante para avaliar a sua saúde intestinal, pois não adianta o intestino funcionar diariamente e você ter fezes aquosas, o que pode caracterizar a perda de nutrientes, sinal que algo não está indo bem.

Não deixe passar como normal, algo que não é, busque ajuda, e principalmente melhore a sua qualidade de vida!