Nelise Martinelli – Esteticista e especialista em ozonioterapia
Pois é, o inverno chegou com tudo, a melhor época para fazer tratamentos faciais como os peelings e microagulhamento que necessitam evitar a exposição ao sol.
Tem percebido que sua pele está mais seca que o normal e não sabe o que fazer?
Nesses dias de frio precisamos ter cuidados especiais com a pele tanto do rosto como do corpo. Durante o inverno a umidade do ar baixa favorecendo a perda da umidade da pele e as temperaturas mais frias levam a diminuição na transpiração, além disso os banhos quentes e mais longos fazem uma remoção da oleosidade natural da pele.
Características da pele no inverno
Provavelmente você já sentiu diferença na pele nos dias mais frios, a tendência é a pele ficar mais ressecada e desidratada, a pele pode se apresentar esbranquiçada com coceira, descamação e até o surgimento de fissuras e machucados.
Pelo rosto ficar mais exposto e ter a pele mais sensível que em outras regiões do corpo, tende a apresentar esses sintomas de forma mais intensa, principalmente na área dos olhos e lábios.
O que fazer para manter uma pele hidratada e saudável?
Evite banhos quentes e demorados, se ensaboar demais e usar bucha;
Manter uma rotina de cuidados com a pele (fazer o skin Care) utilizando produtos específicos pra tua pele do rosto;
Evite produtos com álcool e esfoliações;
Intensifique a hidratação, aplique hidratante pela manhã e à noite e também evite lavar o rosto mais que duas vezes ao dia;
Não podemos esquecer dos lábios, evite passar a língua pois a saliva resseca ainda mais, utilize hidratantes labiais sempre que sentir necessidade;
É importante continuar usando protetor solar diariamente, mesmo que o sol apareça menos ainda há radiação solar;
Lembre-se de beber água e se alimentar bem para manter a saúde da pele.
O que os procedimentos estéticos podem tratar?
Os procedimentos faciais são capazes de tratar inúmeros incômodo estético como olheiras, rugas, linhas de expressão, manchas na pele, melasma, flacidez, cicatriz de acne, acne, pele oleosa, poros dilatados.
Procedimentos mais realizados
Os procedimentos que ganham maior destaque ma temporada de inverno é o microagulhamento, peelings, ozonioterapia facial e não posso deixar de mencionar a limpeza de pele. Abaixo explico mais sobre cada um desses procedimentos:
– Microagulhamento: é uma técnica que realiza micro perfurações na pele para estimular o colágeno, sendo utilizado em cicatriz de acne, rugas, linhas de expressão, manchas na pele e rejuvenescimento em geral.
– Peeling: tem dois tipos o químico e o diamantado, o peeling químico é aplicado um agente químico que chamamos de ácido na pele para fazer uma renovação das células, podendo descamar ou não a pele, a escolha do ácido vai depender da sua finalidade. Já o peeling diamantado faz uma esfoliação física com o uso de um aparelho para remover as células mortas, afinar peles mais grossas e preparar a pele para outros procedimentos, inclusive para o peeling químico. Os peelings são indicados para tratar manchas, melasma, linhas de expressão, pele oleosa e acneica.
– Ozonioterapia facial: essa técnica pode ser associada a todos os outros procedimentos, proporcionando melhores resultados. A mistura gás oxigênio e ozônio é aplicado na pele em forma de injeção, levando o gás para o tecido melhorando a oxigenação, a microcirculação e produção de células novas. Utilizado para rejuvenescimento, clareamento de manchas, pele com acne, no tratamento de olheiras.
– Limpeza de pele: procedimento básico mas necessário, é realizado antes de qualquer tratamento para remover os cravos e as impurezas, desobstruir os poros e melhorar a capacidade de absorção da pele, também auxilia na hidratação, oxigenação e nutrição, podendo ser realizado em qualquer tom de pele.
Para finalizar é importante dizer que antes de se submeter a qualquer tratamento estético é preciso fazer uma consulta estética, para avaliar a pele, saber mais sobre os hábitos de vida, tentar descobrir o que pode estar causando o problema e então vou saber indicar o melhor tratamento assim como o tempo de tratamento para alcançar os resultados desejados.