Colorão antecede chuva forte no Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

A chuva que já atingia hoje parte do Rio Grande do Sul avança nesta sexta para outras áreas, acompanhando a frente fria.

 

As últimas horas no Rio Grande do Sul, antes de uma esperada mudança climática, foram surpreendentemente quentes para a época do ano, com temperaturas chegando a ultrapassar os 30ºC em algumas áreas do estado.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura registrada no estado na última quinta-feira foi de 29,4ºC em Campo Bom. Em Porto Alegre, onde a média histórica de julho é de 19,7ºC, a estação automática do Jardim Botânico registrou uma alta de 27,0ºC. As estações automáticas particulares relataram temperaturas ainda mais elevadas, incluindo 31,6ºC em Parobé, 30,3ºC em Venâncio Aires, e 28,3ºC em Feliz.

A alta incomum na temperatura é típica do período pré-frontal que precede a chegada de uma frente fria. Durante esse período, correntes de vento do Norte trazem ar quente antes da chegada do sistema frontal.

Chuvas já atingem partes do Rio Grande do Sul e são esperadas para se estender a outras áreas na sexta-feira, seguindo o rastro da frente fria. Chuvas intensas e até torrenciais são previstas para todas as regiões, com possibilidade de temporais isolados.

Na sexta-feira, a temperatura deve cair com a chegada da instabilidade, porém, não se espera frio intenso. É provável que muitas cidades sigam o padrão observado mais ao sul do estado, onde as temperaturas durante a tarde variavam entre 16ºC e 19ºC.