Ondas de calor favorecem instabilidade e risco de chuva forte, vento e granizo
O calor intenso e a alta umidade devem provocar temporais isolados nas próximas horas no Rio Grande do Sul. Fortes áreas de instabilidade se formam no Nordeste da Argentina e devem se deslocar, atingindo também Santa Catarina, Paraná e Paraguai, com risco de chuva forte e rajadas de vento.
Calor aumenta e traz risco de instabilidade
Durante esta terça-feira (11), o calor se intensifica em diversas regiões do Estado. As temperaturas máximas podem ultrapassar 35 °C nos vales e em cidades da Encosta da Serra e do Litoral Norte.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, os termômetros devem registrar entre 32 °C e 34 °C durante a tarde.
O aumento do calor e da umidade deve estimular a formação de nuvens carregadas, capazes de gerar chuvas fortes localizadas e temporais de vento e granizo entre a tarde e a noite.
Leia mais no site gazeta-rs: Tecnovitis impulsiona inovação e sustentabilidade e acontece no Vale dos Vinhedos
Calor e umidade alimentam tempestades
A instabilidade atmosférica gerada pelo calor pode causar alagamentos, quedas de energia e danos em áreas urbanas. Especialistas alertam para o risco de formação rápida de tempestades, especialmente no fim do dia.
Nas regiões do Paraguai, Santa Catarina e Paraná, as mesmas condições de calor intenso devem favorecer chuvas e temporais isolados. No Nordeste da Argentina, o avanço das áreas de instabilidade pode provocar tempestades severas.





