Cinco sites que você deveria acessar antes de fazer compras online

2015-04-10_190211
Antes de fazer compras pela Internet, os consumidores devem se cercar de alguns cuidados. É recomendado, por exemplo, verificar a reputação da loja, para não cair em golpes virtuais ou ter dores de cabeça pós-compra. Outras práticas aconselháveis são checar se há preços mais em conta em e-commerces concorrentes e buscar cupons de desconto, o que ajuda a economizar. Existem algumas plataformas virtuais que podem ser úteis nessa missão. Entre elas estão comparadores de preços — como o Buscapé —, sites de avaliações de consumidores — como o Reclame Aqui — e plataformas de cupons e cashback — como o Cuponomia. A seguir, veja cinco tipos de site que você deveria acessar antes de ir às compras na Internet.

1. Sites de cupons de desconto e cashback

 

Conseguir cupons de desconto e ofertas de cashback é uma tática que ajuda a economizar no momento da compra. Para isso, os consumidores podem recorrer a sites como Cuponomia e Méliuz, que disponibilizam os códigos promocionais e também permitem receber parte do dinheiro investido de volta. Além desses recursos, as plataformas oferecem ainda extensões que avaliam a loja virtual na qual o usuário está e informam as melhores ofertas de cupons, bem como se há cashback disponível.

2. Sites de avaliações de consumidores

 

Plataformas de avaliação de consumidores são úteis para checar a reputação de uma empresa. Por meio de sites como Reclame Aqui e Consumidor.gov, os usuários se queixam sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços do e-commerce no qual compraram. Ao pesquisar pelo nome do estabelecimento, é possível ver os problemas mais comuns reportados, bem como as respostas da loja e se a solicitação foi ou não resolvida.

No Reclame Aqui, por exemplo, são informados também a reputação da empresa – em uma nota que vai de zero a 10 –, o índice de solução e o percentual de consumidores que voltariam a fazer negócio com o estabelecimento, entre outros dados relevantes. Logo, é interessante visitar essas plataformas para saber se a loja online na qual você quer comprar é, de fato, confiável.

3. Comparadores de preço

 

Comparadores de preço são grandes aliados de consumidores que não abrem mão de uma boa oferta. Plataformas como Zoom e Buscapé permitem que o usuário pesquise pelo produto desejado e veja, entre diversos e-commerces, qual oferece o valor mais em conta. Os sites ainda permitem visualizar o histórico de preço do item, para que você possa se certificar de que a oferta é mesmo vantajosa, e criar alertas de preço, para ser avisado quando o valor da mercadoria baixar.

Além dos comparadores tradicionais mencionados acima, há ainda plataformas para nichos específicos ou com funcionamento colaborativo. É o caso do Compare TechTudo, focado no mercado de tecnologia, e do Promobit, que funciona como uma comunidade em que os próprios usuários enviam as ofertas que encontram na web.

4. Sites para saber a confiabilidade do domínio

 

Analisar a confiabilidade de um domínio é fundamental para evitar golpes em lojas online falsas. A consulta pode ser feita em diferentes sites a partir do protocolo conhecido como Whois, que faz uma varredura por bancos de dados em busca de informações acerca de determinado domínio e de seu proprietário.

O site Registro.br (registro.br/tecnologia/ferramentas/whois) é uma das principais ferramentas com essa função. Por meio de uma pesquisa rápida, a plataforma lista informações como nome, número do CNPJ e contato do responsável pelo site, além de mostrar a data de criação e atualização do domínio. Se o site tiver sido criado há pouco tempo, desconfie: provavelmente se trata de um golpe.

Outra ferramenta aliada na detecção de sites falsos é o Site Confiável (siteconfiavel.com.br). Após uma varredura digital nos dados da empresa, a plataforma informa o consumidor se ele está diante de uma página verdadeira ou suspeita. O Site Confiável é um complemento interessante a ferramentas como Reclame Aqui e Consumidor.gov, já que os sites de reputação levam certo tempo até criarem um índice de avaliação.

A maioria dos sites que aplicam golpes são descartáveis. Os criminosos criam o site falso ou até um site clonado, fazem anúncios e chegam nos consumidores com preços absurdamente baixos. Infelizmente, os sites de reputação levam um tempo até criarem um índice de avaliação. Nesse meio tempo, as pessoas não encontram informações sobre o site e acabam comprando

5. Marketplaces asiáticos

 

Os marketplaces asiáticos se tornaram muito populares no Brasil e no mundo graças à grande variedade de produtos oferecida. Seja para comprar para consumo próprio, para presentear alguém ou mesmo para revender, plataformas como Shopee e AliExpress se apresentam como uma opção interessante para quem busca benefícios como preços baixos e frete grátis.

Apesar da popularidade, é importante ter cautela ao comprar nessas plataformas. Isso porque elas permitem o cadastro de diversos vendedores, mas nem todos são confiáveis. Por isso, antes de comprar, verifique a reputação do anunciante e observe também as avaliações de outros consumidores sobre o produto. Práticas como essas diminuem as chances de cair em golpes online e de comprar um produto de má qualidade.