Cinco sinais de que o (seu) cachorro não gosta de você

2015-04-10_190211

Os sinais de afeto de um cachorro às vezes passam despercebidos, mas se ele simplesmente ignora a sua existência ou evita contatos visuais com frequência, é bom ligar o alerta.

Meu cachorro não gosta de mim”: se esse pensamento já passou pela sua cabeça, saiba que você não está sozinho nessa. Os cães costumam ser um pouco mais transparentes do que os gatos, mas isso não significa que, de vez em quando, não possa surgir alguma dúvida sobre o nível de amor dos doguinhos pelos tutores. Os sinais de afeto de um cachorro às vezes passam despercebidos, mas se ele simplesmente ignora a sua existência ou evita contatos visuais com frequência, é bom ligar o alerta.
Está em busca de “sinais que meu cachorro não me ama”? O Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre o assunto para desvendar de uma vez por todas como saber se um cachorro gosta ou não de você. Confira!

1) Como saber se meu
cachorro não gosta
de mim: se ele te
ignora, fique atento
Existe uma grande diferença entre não obedecer um comando e te ignorar completamente. Por mais que o adestramento de cães seja necessário para uma boa convivência, às vezes é possível que o cachorro simplesmente não esteja a fim de responder ao chamado. Mas se toda vez que você chama por ele, seja para brincar ou oferecer comida, e ainda assim ele não a mínima confiança, pode ser que ele esteja te ignorando porque não gosta de você.

2) Cachorro que não
gosta de mim não vai
querer ficar por perto
Ninguém gosta de ficar perto de algum desafeto, né? Pois os cães também são assim e se não gostam de alguém, vão evitar qualquer proximidade. Portanto, se você suspeita de um “cachorro que não gosta de mim”, observe a atitude dele: se você chega em algum cômodo da casa e prontamente o cão sai dali, pode ser que ele não goste muito da sua presença.
Se nem sempre foi assim e você reparou que é uma mudança repentina, vale a pena investigar. Não pense “meu cachorro não me ama mais”: pode ser que ele esteja estressado, ansioso ou até mesmo com algum problema de saúde que o deixou mais apático e sem vontade de interagir. Converse com um veterinário.

3) Se o cão evita
qualquer contato
visual, pode ser que
ele não seja seu fã
Dizem que um olhar pode dizer muito e com os cães isso não é diferente. Por isso, não fazer contato visual é considerado um forte sinal de que um “cachorro que não gosta de mim”. Os doguinhos tentam se comunicar de diferentes formas com a gente, e o olhar geralmente revela se o cachorro tem ou não confiança naquela pessoa. Esse tipo de comunicação, inclusive, é algo que ajuda a descobrir quem o cachorro escolheu como dono, já que a pessoa com quem ele mais interage normalmente é a pessoa “escolhida”.

4) Sinais que meu
cachorro não me
ama: você não
consegue fazer
carinho
“Um cachorro que não gosta de mim não me deixa tocar nele”: essa afirmação pode ter um fundo de verdade. Ao contrário dos gatos, os cães não negam um carinho, principalmente daqueles que eles mais amam. Mas quando é um cão desconfiado e esse toque vem de um desconhecido (ou de alguém que ele não gosta), a resposta pode ser negativa (e até agressiva se houver insistência). Então se o cachorro sai de perto quando você se aproxima ou dá uma leve rosnada quando você tenta fazer carinho, esteja atento.

5) Cachorro não
abana o rabo quando
você chega em casa
Os cães são bem expressivos e uma das maiores fontes de comunicação deles é a cauda, que é uma extensão da coluna vertebral e está ligada a diversas terminações nervosas.
Um cachorro abanando o rabo de forma rápida e repetitiva geralmente é um sinal de que ele está feliz (ou quer brincar). Mas se ele não balança quando você chama ou quando chega em casa após um dia de trabalho, provavelmente é um cachorro que não gosta de você.

Meu cachorro não
gosta de mim,
como mudar isso?
“Meu cachorro não gosta mais de mim, e agora?” Se você tiver paciência, será possível conquistar o peludinho. A maioria dos cães que não gostam de pessoas são assim por causa de experiências ruins, como maus tratos.
No entanto, se você souber se aproximar de um cachorro desconhecido e ganhar sua confiança, fica muito mais fácil fazer qualquer peludinho gostar de você. Basta ter muita calma e respeitar bastante o espaço do cão. Tente ganhar a lealdade dele aos poucos, seja com petiscos ou brinquedos.
Também é importante lembrar que uma mudança brusca de comportamento também é sinal de que há algo errado. Se reparou que essas atitudes são recentes, fique alerta. Tudo isso também pode ser indício de que o cachorro está com dor, com algum desconforto ou doença.