Ciclone se forma sobre o RS; saiba o que esperar desta instabilidade  atmosférica

2015-04-10_190211

Imagens de satélite mostram a espiral de nuvens girando em sentido horário sobre o território gaúcho

Um vórtice ciclônico se formou entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai durante a madrugada desta sexta-feira. Imagens de satélite mostram a espiral de nuvens girando em sentido horário sobre o território gaúcho que é característica de sistemas ciclônicos (centros de baixa pressão). 

O centro de baixa pressão que deu origem ao ciclone influencia o tempo desde ontem no Rio Grande do Sul com abundante nebulosidade e chuva na maioria das regiões, embora  irregular com baixos volumes na grande maioria das localidade.

O vórtice do ciclone estava no final da madrugada entre o Noroeste do Uruguai, na altura do departamento de Artigas, e no extremo Oeste gaúcho, na região de Uruguaiana e Quaraí. Por isso, Uruguaiana teve chuva forte com rajadas de vento de 60 km/h entre 4h e 5h da manhã desta sexta.

Este ciclone vai migrar do Oeste para o Sul gaúcho. O sistema traz instabilidade para a maior parte do estado no decorrer desta sexta com chuva ao menos em parte do dia em muitas cidades, sobretudo na fronteira com o Uruguai, Campanha e o Sul. No geral, grande parte do estado terá pouca água no dia de hoje.