Ciclone se forma amanhã (8) e instabilidade se intensifica

2015-04-10_190211

Sul e o Oeste gaúcho terão chuva intensa durante parte da quarta e preocupam volumes extremos no Sul gaúcho

Um ciclone extratropical se forma nesta quarta-feira no Centro da Argentina e alerta-se que o processo de ciclogênese (formação do sistema) pode trazer novos episódios de tempo severo no Rio Grande do Sul à medida que a frente fria associada ao ciclone deve avançar para o estado gaúcho e encontrar uma massa de ar muito quente em sua dianteira.

A MetSul enfatiza que este ciclone não será intenso e muito menos terá caráter explosivo. Sua pressão mínima central vai oscilar entre 996 hPa e 1.000 hPa na maior parte do período que estiver sobre o continente e perto da costa.

Um centro de baixa pressão térmico que nesta terça favoreceu temperatura de 41ºC em Assunção, no Paraguai, vai avançar para o Sul e ao chegar na região da província de Buenos Aires deve rapidamente se aprofundar e dar origem ao ciclone extratropical.

Vai chamar muito a atenção nas imagens de satélite entre esta quarta e a quinta-feira a presença de uma espiral de nuvens sobre a província de Buenos Aires, uma vez que o ciclone extratropical em seu momento inicial vai estar sobre o continente, na altura da capital da Argentina.