Depois de levar até a família agricultora 26 palestrantes em seis anos, o projeto volta com encontros onde os agricultores receberão informações sobre gestão de propriedade rural e orientações claras para contratação de mão de obra temporária na safra, além de sorteio de equipamentos e brindes
Depois de seis anos de execução do projeto Eco Certo, Boas práticas no agronegócio pelo jornal Gazeta, em coautoria com a Embrapa Uva e Vinho, quando levamos 26 palestrantes para os quatro distritos de Bento Gonçalves, mais Pinto Bandeira e Monte Belo do Sul, o projeto se revigora e retorna.
Agora, com a parceria da Universidade de Caxias do Sul, o ciclo de palestras, que outrora levou à discussão temas importantes como a diminuição do uso de agroquímicos no campo, importância do uso adequado de EPIS, rastreabilidade e outros mais de 20 temas relacionados , hoje voltamos em uma nova época, depis da pandemia, reforçando que a informação transforma vidas.
Como órgão de comunicação, sempre acreditamos que quem tem a informação, tem o poder. Poder de transformar vidas e de transformar comunidade em que vive para melhor,
Através da palestra do sub-reitor da Universidade de Caxias do Sul, professor Fabiano Larentis, a família agricultora receberá informações claras e precisas de como pode melhorar a administração da propriedade rural como empresa, que ela é, e assim obter resultados efetivos, com a gestão das boas práticas no agronegócio (veja anúncio na página ao lado).
Já os Auditores Fiscais do Ministério do Trabalho Rafael Zan, Leandro Vagliati, Ricardo Luis Band, Vanius João de Araújo Corte, Gérson Soares Pinto e Sérgio Augusto Letizia Garcia irão se alternar em duplas para tirar dúvidas de como o agricultor deve proceder em cada detalhe para empregar mão de obra temporária.
O jornal Gazeta se preocupou em discutir com os auditores para que o assunto, delicado, fosse decodificado, de forma palatável, acompanhado de cartilha – que todos receberão – para consultar em caso de dúvidas posteriores, podendo assim executar o processo fácil e claro de contratação de mão de obra temporária. Grande parte do tempo da palestra estará disponível para questionamentos dos agricultores.
Além da importância destes temas para ter uma gestão saudável da propriedade rural, haverá sorteio de vários prêmios, como uma pipa em polietileno para armazenamento de vinhos da FF Plastyc em cada um dos eventos e muitos outros.
Apoios
A sensibilização de líderes comunitários dos distritos contou com apoio do Secretário de Agricultura de Bento Gonçalves, Volnei Christófoli e seus subprefeitos dos distritos de São Pedro, Leonildo Cavalet, Tuiuty ,Tiago Coser, Vale dos Vinhedos, Mauro Villa e Faria Lemos, Luis Carlos De Mari.
O projeto conta, além dos patrocinadores, FFPlastyc, UCSBento e Senac Bento Gonçalves, com o apoio inestimável da Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Supermercados Grepar e Casa do Frango Segatto
Datas e locais
das palestras:
17h10 – Distrito de São Pedro, com início às 19h30min
24h10 – Distrito do Vale dos Vinhedos, com início às 19h30min
31h10 – Distrito de Tuiuty, com início às 19h30min
11/07 – Distrito de Pinto Bandeira, com início às 19h30min
14.11 – Distrito de Faria Lemos, com início às 19h30min
21.11 – Distrito de Monte Belo do Sul, com início às 19h30min.