CIC-BG cria Centro de Inovação para acelerar competitividade dos negócios locais

2015-04-10_190211

Com praticamente uma empresa para cada seis habitantes, Bento Gonçalves é uma cidade empreendedora e busca novas tecnologias, cocriação , inovação no pensar e planejar o futuro

Com praticamente uma empresa para cada seis habitantes, Bento Gonçalves é uma cidade altamente empreendedora e que precisa, diante de um mercado cada vez mais em transformação, movimentar-se em direção às novas tecnologias, à cocriação e à inovação aberta como forma de pensar e planejar o futuro. É nessa direção que o Inova Bento, o Centro de Inovação de Bento Gonçalves, conduzirá as organizações do município a partir de agora.

Criado por decreto municipal durante o 1º Fórum de Inovação, dia 8 de novembro, o espaço nasce de uma aliança estratégica capitaneada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), em parceria com a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e a prefeitura. Um centro de inovação é um espaço propício para o compartilhamento de ideias e para a geração de experiências criativas, networking e parcerias.

São nesses ambientes que ocorrem as conexões dos atores que formam os ecossistemas de inovação – empresas, universidades, startups, poder público, entusiastas, etc. Ou seja, é um lugar fervilhante em ideias, resultando em soluções e, claro, empreendedorismo. A presença de startups nesses ambientes, assim como de projetos voltados a inovar e desenvolver modelos de negócios, fazem dos centros de inovação também um local de prototipação – já há um espaço previamente designado para isso no projeto –, produção e comercialização de serviços, processos e produtos tecnológicos de alta qualidade focados na especialização inteligente da região.

A implantação do Inova Bento significa um avanço para as pretensões dos setores produtivos da cidade, assim como dos segmentos do comércio e de serviços, inclusive por meio do oferecimento de soluções às necessidades do empreendedor. “Vivemos tempos de profundas e constantes mudanças nos mercados e nas empresas, com avanço da tecnologia, de negócios disruptivos e da hiperconexão. Somos empreendedores natos e precisamos estar conectados com todo esse universo para não perdermos nossa relevância”, diz a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.

Nesse sentido, o Inova Bento chega para apoiar e fomentar esse tema que se mostra cada vez mais importante para o crescimento saudável das empresas, segundo o presidente da Movergs, Rogério Francio. “A Serra gaúcha é referência em empreendedorismo e inovação, principalmente nas indústrias, e a cidade de Bento Gonçalves é um grande destaque da região. É muito gratificante ver que a parceria entre o poder público municipal e o setor privado se fortalece em prol da inovação aos negócios locais”, diz

Como será o Inova Bento

O Inova Bento está baseado em quatro pilares de atuação: Educação; Investimentos; Programa para Startups; e Programa para Empresas. No primeiro deles, isso se manifesta em ações como imersões, fóruns e os chamados “demodays”, quando equipes de um programa de inovação aberta apresentam pitches ou projetos a avaliadores. No pilar Investimentos, se dá a relação com investidores e fundos de investimentos, assim como com aceleradoras. No Programa para Startups, estão relacionados elementos como pré-incubação e incubação, e no último pilar aparecem quesitos como inovação aberta e educação corporativa. “O centro é um marco para uma comunidade que valoriza o conhecimento voltado à cultura da inovação e ao empreendedorismo. Ele é muito mais do que um espaço físico, ele oferece uma série de interações, é um pacote de mentoria e atividades”, conta a diretora da área de Projetos do CIC-BG, Fernanda D’Arrigo.

O trabalho do Inova Bento será desenvolvido no Centro Empresarial. No andar onde está sediada a Movergs funcionará um ambiente de coworking, com planos de ampliação para o subsolo do prédio. Ali, terão oito salas preparadas para hospedar, temporariamente, startups e iniciativas dedicadas. A ideia é que, assim que elas estejam mais desenvolvidas, os empreendimentos deixem o local para que outros se instalem, repetindo esse ciclo sucessivamente.

Inova Bento reposiciona município nos ecossistemas de inovação

Um importante papel do Inova Bento também está sedimentado na sua atividade de interligar empresas a negócios. Não seria exagero dizer que ele desempenha um papel que, por vezes, pode ser preditivo. “Um centro de inovação consegue identificar necessidades de empresas e colocá-las diante de oportunidades que por vezes elas desconhecem”, comenta o diretor de Gestão e Inovação do CIC-BG, Vinícius Piva.

Inicialmente, a estrutura atenderá a matriz industrial de Bento Gonçalves cuja representatividade é histórica, caso de moveleiras e vinícolas, além de outros dois importantes segmentos, metalmecânico e indústrias do setor do plástico. Dos serviços estão presentes os setores de logística e do turismo, com o comércio e o poder público completando as áreas atendidas pelo Inova Bento. Cada um deles, dentro dos campos que lhes dizem respeito, poderão ter desenvolvidas competências nas áreas de indústria 4.0, inteligência artificial, internet das coisas, experiência do usuário, gamificação, infraestrutura de comunicação, além de ESG, cidades inteligentes e materiais avançados.

Além de aproximar a tecnologia das empresas, desenvolvendo profissionais e criando um ambiente promissor para a inovação, o Inova Bento contribui para estimular o desenvolvimento sustentável de organizações, gerando negócios e receitas. Os impactos de um projeto dessa magnitude também promovem um reposicionamento na imagem do município. A cidade, já conhecida por ser polo moveleiro e vinícola, passa a ser vista também como uma irradiadora de inovação por outros ecossistemas do país. Isso não apenas atrai, como conecta os personagens desses ecossistemas, fortalecendo a rede de inovação e gerando mais oportunidades, tanto de negócios quanto de conhecimento.

Outras vantagens do Inova Bento

– Proximidade com outros modelos de negócio

– Geração de eventos de tendência e novidades

– Projetos de formação e crescimento de empreendedores

– Oportunidade de escala para startups

– Convivência compartilhada

– Impacto no desenvolvimento socioeconômico na região