CIC-BG apresenta panorama sobre combate à pandemia

2015-04-10_190211
Criado para compartilhar práticas para a prevenção ao contágio nas empresas, o consultório do projeto Unidos por Bento poderá ser um grande aliado para aliviar o sistema de saúde. Foto: CIC-BG

Em evento virtual, entidade apontou importância do projeto Unidos por Bento

O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), realizou a apresentação de dados estatísticos sobre a covid-19 no município. Os números foram compartilhados em live, transmitida na quarta-feira (19), que contou com a presença do presidente da entidade, Rogério Capoani, e da vice-presidente, Marijane Paese, também membro do Observatório Regional da Saúde.

Para Capoani, identificar o quanto antes os sintomas da covid aumentam significativamente a chance de permanecer vivo. Segundo o presidente, apenas 8% das pessoas internadas em leitos clínicos não sobrevivem. Já, nas UTIs, o percentual de óbitos é de 35%. “Por isso, os cuidados para evitar o contágio precisam ser continuamente observados, a fim de garantir proteção e evitar restrições nos setores produtivos”, reforçou Capoani.

Embora não se tenha como prever como será a terceira onda da pandemia, Marijane salientou que, em termos estatísticos, a faixa etária com maior número de contaminados é a de 20 a 59 anos. “É exatamente a faixa dos trabalhadores. A maior fatia se concentra entre as pessoas de 20 a 59 anos, com 77% do total”, aponta.

A vice-presidente também se mostrou preocupada com a capacidade de atendimento do sistema de saúde. “Existe uma capacidade de cinco hospitalizações por semana em UTI para cada 100 mil habitantes. Em maio, nossa média está em 10, ou seja, o dobro da capacidade”, constata.

E, mesmo que a vacinação tenha trazido redução no contágio e na internação de pessoas com mais de 60 anos, ainda há um índice considerável de pacientes que precisam de hospitais nessa faixa etária. “Não podemos contar apenas com a vacinação, precisamos de outros meios para conter a disseminação do vírus e até mesmo as hospitalizações”, sustentou a vice-presidente do CIC-BG.

Unidos por Bento
Criado para compartilhar práticas para a prevenção ao contágio nas empresas, o consultório poderá ser um grande aliado para aliviar o sistema de saúde que, depois de um período de estabilidade, voltou a apresentar alta de atendimento. “Em fevereiro e março, Bento teve uma média de 13 internações graves para cada sete dias em UTI. Em abril, esse número caiu para nove, e agora em maio foi para 10. Isso comprova que a pandemia não acabou “, disse Marijane.

O consultório está sob coordenação do pneumologista Alexandre Pressi, que já atendeu mais de dois mil infectados pela doença. Ao todo, nove médicos, todos com experiência na linha de frente no combate à covid, atendem e realizam o acompanhamento dos pacientes. Essa atuação também se estende aos familiares dos trabalhadores e, por ventura, a colegas de trabalho.

Como e quando procurar o atendimento
Os trabalhadores devem procurar imediatamente o consultório assim que surgirem os primeiros sintomas virais, seja por decisão própria, seja encaminhado pela empresa. É importante que mesmo as que possuem médico do trabalho procurem o serviço. Ao chegar no consultório, ele é acolhido e orientado.

Caso tenha sintomas de síndrome gripal, ele será isolado. No caso de não apresentar esse quadro, será submetido ao teste de covid no momento certo, após quatro dias. Caso teste positivo, será afastado, senão está apto a voltar ao trabalho. Paciente e familiares são acompanhados durante 14 dias.

Informações e agendamentos podem ser feitos pelo fone do consultório: 54. 9.9908-4362. Outras informações sobre o Unidos por Bento podem ser acessadas através do CIC-BG, pelo fone 2105.1999.