CIC apresenta balanço das ações Unidos por Bento

2015-04-10_190211
O presidente do Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CIC-BG), Rogério Capoani, e a vice-presidente da entidade e também integrante do Comitê Técnico Regional da Serra, Marijane Paese, apresentam os resultados do consultório do Unidos por Bento. Foto: Bárbara Salvatti

Mais de 300 pessoas já foram atendidas pelo projeto

Na sessão desta segunda-feira (21), na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, o presidente do Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CIC-BG), Rogério Capoani, e a vice-presidente da entidade e também integrante do Comitê Técnico Regional da Serra, Marijane Paese, apresentam os resultados do consultório do Unidos por Bento.

O consultório foi instituído no dia 27 de abril deste ano, em meio a um cenário em que a pandemia vivenciava seu pior momento no país. Até a última sexta-feira (18), mais de 300 pessoas haviam sido atendidas no consultório. Dessas, 129 tiveram o ciclo de atendimento, de 14 dias, encerrado, com 84 casos diagnosticados como positivos e 45 como negativos. A necessidade de hospitalizações ficou em 1%.

A orientação é para que o trabalhador procure o consultório assim que perceber os primeiros sintomas, aqueles de síndrome gripal. Lá, o paciente é recebido por um corpo clínico altamente especializado, com larga atuação na linha de frente no combate à covid. Cada caso atendido por eles é minuciosamente acompanhado, com testagens realizadas no momento adequado para cada paciente, assim como as devidas recomendações médicas e o tratamento a ser aplicado.

O consultório é o segundo grande movimento do Unidos por Bento desde março de 2020, quando a pandemia se estabeleceu na cidade. Naquela oportunidade, o Unidos por Bento agiu rapidamente para angariar recursos a fim de construir 40 leitos na UPA. A iniciativa deu tão certo que arrecadou mais do que o previsto.

Os R$ 762 mil doados por entidades, empresas e pessoas físicas, além de financiarem a construção dos leitos, oportunizaram outras importantes ações, como a aquisição de testes para covid-19 e de EPIs pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus e o investimento em necessidades prioritárias de saúde elencadas pelo Hospital Tacchini.