Chuva volta ao RS e volumes altos nos próximos dias devem causar alagamentos

2015-04-10_190211

A chuva atinge desde o começo de hoje cidade do Sul gaúcho.  No domingo, a chuva será ampla e forte em vários pontos do C=centro para o norte gaúcho

Neste sábado, uma frente fria começou a alterar o clima no Rio Grande do Sul, trazendo chuva para grande parte do estado e queda de temperatura após uma semana de calor intenso. As cidades do Sul gaúcho foram as primeiras a sentir a mudança. Até o final da madrugada, os acumulados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia foram de 26 mm no Chuí, 18 mm em Pelotas e Rio Grande, 13 mm em Jaguarão e 7 mm em Canguçu.

Durante o dia, o sol aparece com nuvens em algumas áreas, mas a nebulosidade já está alta na maior parte do estado. A chuva se espalhará, atingindo várias regiões com baixos volumes. Amanhã, a chuva será mais intensa e ampla do Centro ao Norte do estado, com acumulados entre 50 mm e 100 mm, podendo ser superiores em alguns pontos, especialmente entre o Centro e a Grande Porto Alegre.

Na segunda-feira, a instabilidade afetará mais intensamente o Norte do Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina, com volumes elevados no Noroeste gaúcho. Embora os volumes não sejam tão altos quanto os registrados no final de abril e início de maio, a chuva volumosa pode causar problemas como alagamentos e transbordamento de cursos d’água menores. Com a rede de esgoto comprometida e o lixo ainda não recolhido nas ruas, a situação pode se agravar. Entre hoje e a metade da semana, alguns locais podem registrar mais de 100 mm de chuva, com marcas acima de 200 mm e até 300 mm no Noroeste.