Chuva persiste e risco de granizo aumenta

2015-04-10_190211

Segundo site Metsul, a instabilidade persiste nesta sexta e sábado, com risco de granizo pela chegada de ar mais quente
Julho está entre os meses mais chuvosos do ano no Rio Grande do Sul. A quinta-feira foi apenas o começo de um período de instabilidade que vai prosseguir até o fim de semana. Uma frente quente persiste nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul e a instabilidade deverá ganhar força da tarde para a noite à medida que uma corrente de jato (vento) nos baixos níveis da atmosfera traz ar mais quente e intensifica a frente, aportando energia para a formação de nuvens mais carregadas.

Chove em todas as regiões do Estado ao longo desta sexta, mas a instabilidade será mais forte outra vez no Centro, Oeste, Sul e Leste do território gaúcho. Apesar da instabilidade, aberturas podem ocorrer em parte do dia nas Metades Oeste e Norte. Com a atmosfera mais aquecida, haverá raios e cresce o risco de granizo.

A temperatura estará mais alta com maior aquecimento no Noroeste. No sábado, a frente passa de quente para fria à medida que passa ser deslocada não mais por ar tropical e sim ar polar avançando de Sul.

Por isso, todo o Rio Grande do Sul deve ter tempo instável no sábado com chuva que será moderada a forte em diferentes pontos e ainda com possibilidade de temporais localizados, desta vez com maior risco de vento forte isolado (vendavais).

Já no domingo, o dia começa com muitas nuvens e chance ainda de chuva e garoa nas Metades Norte e Leste do Rio Grande do Sul enquanto no Oeste o tempo estará firme e seco desde cedo. No decorrer do domingo, com o avanço de uma massa de ar seco e frio, o tempo abre na maior parte do território gaúcho com sol e nuvens. Com a massa de ar frio, a temperatura tem queda acentuada e o dia começa e termina com frio.