Chuva chegando na serra gaúcha, veja o mapa de raios

2015-04-10_190211

Radical mudança do tempo está em curso no Rio Grande do Sul com o deslocamento de uma frente fria precedida por muito calor para julho

Acompanhe os raios em metsul.com/raios

Uma frente fria avançava no final da tarde desta segunda-feira pelo estado gaúcho e já havia mudado o tempo no Oeste, no Noroeste, no Centro e no Sul gaúcho com chuva, temporais isolados e rajadas de vento forte acompanhando um acentuado declínio da temperatura. A imagem de satélite das 18h mostrava a faixa de nuvens do sistema frontal que era acompanhado de muitos raios (pontos vermelhos) em alguns municípios.

 

Para se ter ideia do tamanho da mudança do tempo que está a caminho de cidades que ainda registram temperatura muito alta e vento do quadrante Norte e no Norte no Nordeste do Rio Grande do Sul, a temperatura às 16h era de apenas 12,2ºC em Livramento com chuva e rajadas de vento Sul de 70 km/h que traziam sensação térmica de 7ºC enquanto em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, fazia 31ºC com sol e vento Norte.

 

A frente fria está avançando velozmente sob um ambiente de baixa pressão atmosférica e produz uma brusca mudança do tempo por onda passa. Há uma rápida troca de massas de ar, de quente para fria, com rotação do vento de Norte para Sul, o que se dá com rajadas fortes e que isoladamente podem ser intensas com condições de vendaval.

A previsão mais atual indica a frente fria atingindo grande parte do Rio Grande do Sul até o final desta segunda-feira com a instabilidade chegando em cidades mais ao Norte e o Nordeste do estado no final do dia e na madrugada desta terça-feira. Porto Alegre terá a chegada da frente com chuva e risco de vento forte na noite desta segunda. Em Santa Catarina e parte do Paraná, especialmente o Oeste e o Sudoeste, a mudança do tempo ocorre nesta terça.

A mudança do tempo se dá a partir do Oeste do Sul do Brasil porque pelo interior do continente avança uma massa de ar frio de trajetória continental. Na dianteira da frente avança ar muito quente trazido por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera e que foi responsável nesta segunda-feira por rajadas de vento do quadrante Norte em diferentes regiões gaúchas.

A madrugada desta terça tem muitas nuvens e chuva ainda na maioria das regiões do Rio Grande do Sul com risco de temporais de granizo e vendavais na Metade Norte. O tempo, contudo, começa a melhorar a partir do Oeste e no decorrer do dia a instabilidade se afasta com o avanço de ar seco e frio.