A instabilidade sobe do sul do Estado desde ontem e tendência é a chuva avançar pela região, chegando na Serra gaúcha, de forma irregular, nesta quarta
A chuva cai no Rio Grande do Sul desde o final do dia de sebunda-feira com a instabilidade atuando na Metade Oeste
Hoje, a chuva vai alcançar o norte nordeste do RS e pontos de Santa Catarina e do Paraná, mas não se esperachuva em todo o Sul do Brasil.
De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia até o final da madrugada desta terça-feira, os volumes de chuva foram de 24 mm em Santiago, 17 mm em São Luiz Gonzaga e em Alegrete, 16 mm em Uruguaiana, 8 mm em Santo Augusto e Palmeira das Missões, 7 mm em Quaraí e 6 mm em Livramento. Já a rede de pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres registrou até o mesmo período acumulados de precipitação de 31 mm em São Borja, 24 mm em Uruguaiana, 11 mm em Rosário do Sul, 9 mm em Horizontina, 8 mm em Santa Rosa e 7 mm em Itaqui e em Quaraí.
Grande parte da chuva prevista para o Oeste gaúcho já caiu e agora a chuva tende a se deslocar para outras regiões gaúchas entre hoje e amanhã, mas sem expectativa de volumes expressivos na maioria das localidades.
A instabilidade avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça
O tempo vai estar instável com muitas nuvens e chuva em diversos pontos desde cedo hoje na Metade Oeste. Na Metade Leste, o sol aparece com nuvens na maior parte dos municípios, mas a nebulosidade aumenta durante o dia e o tempo se instabiliza com chuva mais da tarde para a noite em diferentes pontos.
A chuva será irregular e a instabilidade tende a se desorganizar e enfraquecer ao migrar para o Leste, assim é possível que alguns municípios mais ao Leste e o Nordeste gaúcho passem o dia de hoje sem chuva com as precipitações só chegando na quarta.
Amanhã, a tendência é que a instabilidade se reforce no começo do dia sobre o Leste e o setor Nordeste do Rio Grande do Sul. Por isso, na área de Porto Alegre, embora não se possa afastar instabilidade já hoje no final do dia, a tendência de chover é muito maior amanhã, sobretudo entre a madrugada e de manhã. Na segunda metade do dia, a instabilidade será muito mais fraca e isolada.