Celular lento? Veja 7 dicas para tentar melhorar

2015-04-10_190211

Antes de trocar de aparelho, faça limpeza das fotos, vídeos e arquivos, apague apps não utilizados ou tente restaurar ajustes de fábrica

Com o tempo de uso e as exigências maiores do sistema operacional e dos aplicativos, os celulares funcionam de forma mais lenta. Se você ainda não deseja investir em um smartphone novo, existem algumas coisas que pode fazer para tentar melhorar essa situação.

A lentidão dos celulares pode ser resultado de um sistema operacional mais novo e exigente, que está fazendo o processador e a memória do aparelho trabalharem dobrado; aplicativos mais modernos e pesados; muitos apps rodando em segundo plano, consumindo memória RAM o dia todo; ou até um desgaste natural da memória flash e do armazenamento do smartphone.

Veja algumas soluções:

1- Reinicie o celular

Uma medida que não exige muito esforço, vai fechar aplicativos e processos e pode deixar o aparelho momentaneamente mais ágil. Você também pode fechar os aplicativos ao longo do dia, o que pode ajudar um pouco, ainda que os sistemas sejam programados para entender seu uso e sua rotina com os apps abertos.

2- Atualize o sistema

Atualizações do sistema operacional costumam trazer novidades, mas também melhoram a eficiência e a segurança. Se a atualização está disponível para o seu aparelho, é porque a marca define que ele vai suportar. Nem sempre uma nova versão do sistema significa uma versão mais pesada.

3- Apague apps não utilizados

Faça uma verificação para desinstalar os aplicativos que você não utiliza ou utiliza pouco. Eles ocupam espaço no armazenamento e podem causar lentidão no uso. Mantenha instalado o que é realmente importante. Se precisar de algum app em especial, tenha espaço livre para reinstalá-lo novamente. Você pode também procurar versões mais leves dos apps, chamadas de Lite.

4- Faça uma limpa nos arquivos, fotos e vídeos

Os apps acumulam o chamado cache, arquivos de uso para agilizar os acessos seguintes. Para melhorar o funcionamento de um celular lento, comece limpando o cache nas configurações gerais.

Em seguida, transfira suas fotos, vídeos e arquivos para um computador e apague da memória do smartphone. Também vale mudar a opção de salvamento das fotos do Google Fotos ou Fotos do iPhone para a mais econômica, que salva as imagens em boa resolução, mas não na máxima disponível.

Utilize também os backups em nuvem. Além do upload automático do iCloud ou Google Drive, se for preciso, pague para aumentar seu espaço e garantir todos os seus arquivos salvos, ou divida suas memórias entre outros serviços, como OneDrive e Dropbox.

5- Limpe o Whatsapp

Bons brasileiros que somos, apostamos que seu Whatsapp está cheio de fotos, vídeos, memes e figurinhas, além de conversas já finalizadas. Tire um tempo para arquivar conversas importantes e apagar todas as outras que não precisam ficar guardadas, assim como os grupos que já não têm mais atividade.

Depois, vá às Configurações do app, Armazenamento e Gerenciar Armazenamento para apagar itens recebidos. Se há fotos e vídeos importantes, salve no rolo da câmera e transfira para um serviço de nuvem ou computador, como dissemos acima. Para todo o resto, apague sem dor no coração.

6- Tire efeitos e animações

Desabilite papéis de parede animados, widgets com muitas animações e outros efeitos que podem prejudicar o desempenho do seu celular. Opte pelo mais simples.

7- Restaure as configurações de fábrica

Esse é um último recurso antes de pensar em investir em um aparelho mais moderno. Restaurar as configurações de fábrica é uma maneira de eliminar erros de funcionamento e melhorar o desempenho. Mas para isso, o sistema vai apagar tudo e deixar apenas o básico, como se você estivesse tirando o celular da caixa.

Ou seja, você provavelmente vai perder acesso a aplicativos de banco, pagamentos, transporte, delivery, e-mail, serviços de mensagens do trabalho, etc., e terá de logar em tudo novamente. Avalie se vale a pena, faça os backups necessários, salve os arquivos e vá em frente