Cebola ajuda na perda de peso e melhora a circulação

2015-04-10_190211

Embora menos famosa que seu companheiro alho, a cebola também merece um lugar de destaque na sua alimentação diária. Entre os benefícios estão a perda de peso, prevenção do envelhecimento da pele e melhora na circulação. A cebola roxa difere-se da tradicional cebola branca. Embora ambas sejam altamente nutritivas, a roxa contém antocianina (responsável pela coloração) e mais quercetina, um tipo de antioxidante que atua no combate aos radicais livres.

Favorece a perda de peso
A cebola contém diversos óleos essenciais e minerais que aceleram o metabolismo e ajudam a reduzir as inflamações, favorecendo a perda de peso gradual e natural. Ela tem quercetina, presente também na maçã, no vinho tinto e nas frutas vermelhas. A substância é um flavonóide com ação antioxidante. Além de prevenir inflamações e alguns tipos de câncer, a quercetina acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura. Além disso, a cebola é pouco calórica, uma xícara cm cebola picada tem em média 64 kcal. Por fim, a cebola é rica em fibras, responsáveis pode eliminar boa parte das toxinas presentes no nosso corpo. 3-

Melhora a Circulação
Consumir cebola regularmente pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e impedir a formação de obstruções nas artérias.
Essa é mais uma das propriedades da cebola relacionada ao DADS, ou dialil dissulfeto, um composto que previne a formação de coágulos e que pode diminuir os níveis de LDL(colesterol “ruim”).
Pesquisadores observaram que determinadas comunidades na Índia que nunca haviam consumido cebolas ou alho apresentavam níveis de colesterol LDL e triglicérides significativamente maiores que aquelas habituadas a consumir os dois vegetais regularmente.

Prisão de ventre
Pesquisas indicam que os brasileiros consomem menos fibras do que deveriam, e raramente conseguem atingir a meta de 25-30 gramas diárias de fibra alimentar recomendada pelos órgãos de saúde.
Ao consumir pelo menos uma cebola de tamanho médio ao longo do dia, você já estará garantindo na sua dieta 10% da ingestão recomendada de fibra. Essa quantidade já é suficiente para melhorar o funcionamento intestinal e impedir os episódios de prisão de ventre decorrentes do baixo consumo de fibras.
O melhor funcionamento do sistema digestivo impede que toxinas se acumulem na parede dos intestinos e favoreçam o acúmulo de gordura. Isso sem contar, é claro, que a constipação crônica aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de intestino.

Previne envelhecimento
As vitaminas A, C e E têm grande potencial antioxidante, e podem evitar o envelhecimento precoce da pele causado pelos raios ultravioletas e pelo excesso de radicais livres.
A vitamina C ainda atua na produção de colágeno, a proteína indispensável para a firmeza da pele e a prevenção de rugas. A quercetina e os compostos sulfuro-orgânicos também contribuem para uma pele macia e com menos marcas de expressão.
Além de consumir o vegetal na dieta, massagear a pele com suco fresco de cebola aumenta a circulação e melhora o aspecto geral do tecido, deixando a pele mais macia e flexível.

Controla a glicemia
Cebolas são naturalmente ricas em cromo, o mineral que melhora a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. O bulbo contém ainda glucoquinina, uma substância que atua como uma insulina vegetal.
Essas propriedades da cebola têm duas aplicações práticas: ajudam a controlar a vontade de comer doces, regulam o apetite e podem prevenir o diabetes do tipo 2.

Prevenção do câncer
Uma série de estudos têm comprovado que os polifenóis e os compostos sulfurados da cebola podem evitar o crescimento de determinados tipos de câncer, entre eles os de cólon, estômago, ovário e laringe.
Em uma região do estado da Geórgia nos Estados Unidos famosa pelo cultivo de cebolas, os índices de mortalidade por câncer de estômago são quase 50% menores que no restante do país.
Pesquisadores também puderam observar que os chineses que consomem grandes quantidades de alho e cebola apresentam um risco 40% menor de desenvolverem câncer de estômago do que seus compatriotas que não têm o hábito de utilizar os dois bulbos.

Ação anti-inflamatória
Apesar de não receber tanta atenção dos pesquisadores quanto o alho no combate às inflamações, a cebola tem demonstrado que é um alimento promissor para inibir a atividade dos macrófagos, as células do sistema imune que ativam a resposta inflamatória do organismo.
Esse efeito pode ser alcançado através da ação da quercetina, o flavonóide antioxidante que inibe a oxidação de ácidos graxos. E quanto menor a concentração de ácidos graxos oxidados, menor será a resposta inflamatória do sistema imunológico.
Ao ser aplicada sobre áreas infeccionadas, a cebola também tem função antibiótica e antibacteriana.

Descascar a cebola sem lágrimas
Lave a cebola em água fria antes de descascá-la.
Descasque a cebola em água corrente.
Leve a cebola antes de descascar ao microondas por 1 minuto em baixa potência.
Utilize uma faca bem afiada para minimizar a liberação das enzimas que causam irritação nos olhos.
Deixe a cebola no freezer por 10-15 minutos antes de descascá-la.