Carro elétrico que não requer CNH pode vir ao Brasil

2015-04-10_190211

Citröen Ami é considerado um quadriciclo na Europa

Carros elétricos, de forma geral, costumam apresentar forte aceleração e o torque imediato. Estas características, no entanto, não se aplicam ao Citröen Ami, veículo que na Europa é considerado um quadriciclo, sem a necessidade de ser tripulado por alguém com habilitação nacional de trânsito. E esta novidade, pode estar chegando ao Brasil nos próximos meses.

Para usá-lo, basta ter uma licença AM, que é oferecida para os condutores que tenham idade mínima de 14 anos (no Brasil seria a partir de 16 anos) e desejam conduzir motocicletas e quadriciclos leves, com potência menor do que 50 cm³.

O Citröen Ami possui uma bateria de 5,5 kWh, que dá a ele autonomia de 70 quilômetros. O motor elétrico, por sua vez, é de apenas 8cv, o que resulta em uma velocidade máxima de 45 km/h.

Vinda ao Brasil

O simpático carro elétrico é sucesso de vendas na Europa, pois é disponibilizado por valores em torno de R$ 127 mensais, após pagamento de uma taxa inicial de cerca de R$ 21.800. Por conta disso, Vanessa Castanho, presidente da Citroën para a América Latina, aponta que a marca avalia trazer o modelo para o Brasil.

“Caso seja enquadrado como carro no país, ele teria, obrigatoriamente, que ser equipado com airbag duplo, o que aumentaria o custo e, possivelmente, inviabilizaria seu lançamento por aqui. Vamos avaliar como a legislação o classificaria”, aponta.

O carro elétrico mais lento do mundo também já está sendo utilizado para outras duas funcionalidades bem distintas na Europa. Em parceria com a Sojadis, a Citroen já disponibilizou o modelo para autoescolas, com direito à instalação de pedais de acelerador e freio para o instrutor.