Câncer mata 110 pessoas este ano em Bento

2015-04-10_190211

Perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, que são as principais causas de morte no mundo, as neoplasias representam a segunda maior causa de mortes em Bento

Uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial de Saúde, divulgada em setembro 2018, afirmou que o câncer seria o responsável pela morte de cerca de 9,6 milhões de pessoas naquele ano, representando uma em cada oito mortes entre homens e uma em cada 11 mortes entre mulheres.
Em Bento Gonçalves, de acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, no ano de 2018 as neoplasias foram responsáveis pela morte de 170 pessoas, sendo 109 homens e 61 mulheres, 64% das vítimas de câncer são homens.
A maior incidência registrada são os casos de câncer da traqueia, brônquios e pulmões, 29 pessoas, representando 17% das mortes por câncer, seguido de câncer de pâncreas com 15 mortes no ano e na sequências as neoplasias do esôfago e nas mamas, com 13 óbitos cada.
Até o final de julho de 2019, 110 pessoas morreram devido a neoplasias, e com maior frequência segue o cenário do ano passado, as neoplasias de traqueia, brônquios e pulmões foram responsáveis por 16 mortes.

Outras doenças
Em 2018, as doenças do aparelho circulatório, foram responsáveis pela morte de 177 pessoas no Município, 92 homens e 85 mulheres, sendo a principal causa a hipertensão, que causou a morte de 42 pessoas, seguida do Acidente Vascular Cerebral – AVC que causou a morte de 35 moradores do município.

Novos casos
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Inca, para os anos de 2018 e 2019, estima-se mais de 600 mil novos casos da doença no País.
Para os anos mais na frente, a previsão é ainda pior, em 2030, os casos da doença podem ter dobrado ao redor do mundo. Em Porto Alegre a mortalidade por câncer atingiu o mesmo patamar das doenças cardiovasculares, que eram a principais causas de morte entre os problemas crônicos não transmissíveis, o mesmo acontece em Bento Gonçalves, a diferença de casos no ano de 2018, foi de apenas sete.
No início do mês de agosto, foram apresentados em Porto Alegre, no Fórum Sul de Políticas de Saúde em Oncologia, os dados do Sistema de Informação de Mortalidade, que demonstram que tanto as neoplasias quanto as doenças cardiovasculares são as causas de 24% das mortes no Estado.
Em Bento este percentual é ainda maior, já que o câncer é o responsável por 26,5% das mortes e as doenças cardiovasculares por 27,6%.
Essa alta na incidência é impulsionada, principalmente, pelo envelhecimento da população e também pela incorporação de fatores de risco relacionados aos hábitos de vida da população, esclareceu a oncologista Ana Gelatti.
De acordo com ela, há causas para o câncer que as pessoas não tem como prevenir, como alterações genéticas ou mutações celulares, entretanto, outros fatores podem ser avaliados, analisado e melhorados, tais como: o controle da obesidade, a prática de exercícios físicos, manter bons hábitos alimentares, evitar o consumo de álcool e tabaco, que além do câncer de pulmão, está ligado a diversos outros tumores, enfatizou a médica.
Durante o fórum, a especialista deu evidência à importância do diagnóstico precoce da doença, já que segundo ela, aproximadamente 60% a 70% de todos os tumores malignos são diagnosticados de forma tardia.

O diagnóstico
É pacificado que alguns tipos de neoplasias já têm prevenções e diagnósticos prematuros efetivados na sociedade, como é caso do câncer de mama, através de campanhas de comoção nacional, e mesmo assim, em Bento foi um dos tipos de câncer que mais fez vítimas em 2018.

Rastreamento
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, os casos de câncer de maior incidência, que são os tumores de próstata, mama, traqueia, brônquio e pulmão e cólon, tem em comum a possibilidade de rastreamento, sendo identificados em estágios iniciais.
Este rastreamento é o acompanhamento de pacientes que não apresentam sintomas, por isso, os exames periódicos são tão importantes.

.

Mortalidade* Por Causa e Sexo, Bento Gonçalves, 2018.

Masculino Feminino Total

Algumas doenças infecciosas e parasitárias 7 4 11

Neoplasias (tumores) 109 61 170

Doenças do sangue, órgãos hematopoiéticos e transt. imunitários 1 1 2

Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas 22 23 45

Transtornos mentais e comportamentais 0 0 0

Doenças do sistema nervoso 17 27 44

Doenças do olho e anexos 0 0 0

Doenças do ouvido e da apófise mastóide 0 0 0

Doenças do aparelho circulatório 92 85 177

Doenças do aparelho respiratório 27 32 59

Doenças do aparelho digestivo 15 18 33

Doenças da pele e do tecido subcutâneo 0 0 0

Doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo 1 3 4

Doenças do aparelho geniturinário 1 1 2

Gravidez, parto e puerpério 0 1 1

Algumas afecções originadas no período perinatal 2 1 3

Malformações congênitas e anomalias cromossômicas 4 2 6

Causas mal definidas 1 1 2

Causas externas de morbidade e mortalidade 66 16 82