A campanha de imunização será realizada a partir desta segunda-feira (01/04), para crianças a partir de seis meses até 5 anos.
Nesta primeira etapa, que vai até o dia 2 de maio, serão imunizados idosos e trabalhadores da saúde. Conforme dados do setor de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a meta é vacinar 90% da população estimada: aproximadamente 22 mil idosos e 4.400 profissionais da saúde.
Em um primeiro momento, o município recebeu 5.300 doses da vacina trivalente, utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e produzida pelo Instituto Butantan. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.
A segunda fase, entre 3 de maio e 3 de junho, abrangerá os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
A estimativa da SMS é que cerca de 46 mil pessoas dos grupos prioritários sejam imunizadas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril. O horário para vacinação é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h.
Vacinação contra sarampo será junto
De forma a evitar surtos da doença, a Campanha Nacional contra o Sarampo de 2022, ocorre de forma simultânea com a Influenza. O foco será a vacinação de trabalhadores da saúde (de 4 a 30 de abril) e de crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (2 de maio a 3 de junho).
“Em um primeiro momento os profissionais da saúde que não tem o esquema completo contra o sarampo irão fazer uma dose. Quem já tem, não refaz a vacina. Depois, a partir do dia 2 de maio, iniciamos a campanha para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, no mesmo período que elas irão fazer a vacina da influenza”, explica a coordenadora do setor de Imunização, Luiza do Rosário.
A imunização também ocorre em todas as unidades de saúde de Bento Gonçalves.
Vacinação contra a Infuenza:
Primeira etapa – entre os dias 04/04 e 02/05
idosos com 60 anos ou mais;
trabalhadores da saúde;
Segunda etapa – entre os dias 03/05 e 03/06
Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Professores;
Comorbidades;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.