Caminhada de 20 minutos melhora a saúde cardíaca, aponta estudo

2015-04-10_190211

Nesta quarta-feira, 24, o boletim científico Circulation, da Associação Americana de Cardiologia, revelou que uma caminhada de apenas 20 minutos por dia já é suficiente para melhorar a saúde cardíaca e reduzir riscos de problemas cardiovasculares.

A pesquisa também apontou que os grupos que praticam menos exercícios, isto é, adultos com mais idade, mulheres, pessoas com depressão e indivíduos com menor capacidade econômica, por exemplo, tem maiores riscos de sofrer de doenças cardiovasculares.

Nesse sentido, os estudiosos defendem que é necessário desenvolver iniciativas que promovam atividades físicas de maneira sustentada, principalmente, para os grupos com menos recursos econômicos. Conforme a pesquisa, atividades físicas regulares ajudam a manter o coração forte e uma caminhada energética de 20 minutos diariamente seria suficiente.

“Esses resultados nos fornecem a oportunidade de centrar esforços em programas de atividades físicas nos locais onde as pessoas mais precisam”, explica Gerald J. Jerome, do Departamento de Cinesiologia da Universidade de Towson, nos Estados Unidos.

Pesquisas já revelaram que menos de 25% dos norte-americanos praticam alguma atividade física moderada por semana. A saúde cardiovascular é medida pela Associação Americana de Cardiologia com base em quatro fatores: quatro de saúde, ou seja, pressão arterial, colesterol, açúcar no sangue e índice de massa corporal; e quatro relacionados ao estilo de visa, ou seja, hábito de fumar, prática de esportes, sono e dieta.