Calor extremo da Argentina traz dias muito quentes ao RS

2015-04-10_190211

Calor extremo é esperado nos próximos dias na Argentina e o Rio Grande do Sul sentirá os efeitos da massa de ar muito quente

 

Uma cúpula de calor se instala no Centro da América do Sul e trará uma longa sequência de dias com calor excessivo no Centro e no Norte da Argentina. A massa de ar quente será sentida também no Uruguai e contribuirá para aumentar a temperatura no Rio Grande do Sul, embora sem extremos como os previstos para o território argentino.

O SMN, Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, tem emitido alertas vermelhos por calor extremo para províncias do Oeste argentino e o Norte da Patagônia.

Um alerta vermelho por altas temperaturas, de acordo com a descrição do SMN, significa que as condições são “muito perigosas” e que “podem afetar todas as pessoas, inclusive as saudáveis”. Na semana passada, máxima de 43,9ºC foi registrada em San Antonio Oeste, na região patagônica.

Hoje à tarde, termômetros indicavam temperaturas acima de 40ºC em províncias como La Rioja, Formosa, Santiago del Estero, San Juan, San Luis e Salta.

A temperatura deve subir ainda mais nos próximos dias na Argentina com marcas que podem atingir valores tão altos quanto ao redor ou acima de 45ºC em alguns pontos, especialmente do Centro para o Oeste e o Norte do país. O calor pode ser mais extremo em Santiago del Estero, Catamarca, La Rioja e San Juan.