Tempo se instabiliza a partir da tarde na região serrana
Uma frente fria deve mudar o tempo no Rio Grande do Sul, a partir desta terça-feira. A nebulosidade aumenta muito no Oeste e no Sul gaúcho, onde já chove nesta manhã. Nas demais áreas do Estado, o sol aparece com nuvens e depois haverá um aumento da cobertura de nebulosidade precedendo a chegada da chuva. Na Serra Gaúcha, a tarde pode registrar até 28ºC. O dia será quente também no Litoral Norte.
Na segunda metade do dia, a chuva alcança quase todo o território gaúcho. Pontos isolados podem ter chuva forte e não se afasta o risco de temporais. Trovoadas devem ser esperadas na maior parte dos municípios. Antes da chegada da chuva, o tempo estará quente e abafado.
De acordo com a Metsul, na quarta-feira (17), a frente fria permanece sobre o Estado, trazendo muitas nuvens. Chove e garoa na maioria das regiões, mas a nebulosidade começa a entrar em diminuição e o tempo firma no decorrer do dia pelo Oeste e o Sul com o avanço de uma massa de ar seco e frio.
Na quinta-feira (18), parte do Rio Grande do Sul ainda deve ter mais nuvens e instabilidade durante algumas horas do dia, notadamente no Nordeste gaúcho, que inclui a Serra, a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens. O dia começa muito frio no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho com marcas abaixo de 10ºC em muitas cidades.
Uma massa de ar seco e mais frio vai atuar no Rio Grande do Sul durante a segunda metade da semana. Com isso, as noites devem ter temperatura baixa na maioria das localidades e as tardes ficarão agradáveis, retomando-se a elevação da temperatura no próximo fim de semana, quando volta o calor durante a tarde.