Calor de norte a sul antes da chegada do frio de inverno

2015-04-10_190211

ar frio típico de inverno para o Sul. Veja a previsão detalhada de hoje até segunda-feira.

O fim de semana será de calor de Norte a Sul do Brasil, com expectativa de temperaturas elevadas em praticamente todo o território nacional. As temperaturas estarão acima do normal no Sul, onde normalmente faz frio nesta época do ano, tornando o sábado especialmente quente para junho.

Hoje, Sábado

Uma corrente de jato (vento) em baixos níveis avança até o território gaúcho, trazendo ar mais quente do Centro do Brasil com vento do quadrante Norte. O dia será de sol na maioria das localidades, e a temperatura dispara. A tarde será quente e abafada, com temperaturas perto ou ao redor dos 30ºC no Oeste, nos vales e no Noroeste.

Na segunda metade do dia, a atmosfera começa a se instabilizar no Oeste e, especialmente, no Sul gaúcho, com pancadas de chuva. Como a atmosfera estará aquecida, há risco de pancadas fortes isoladas com raios e mesmo o risco de temporais localizados com vento e granizo.

Amanhã, Domingo

Embora o sol apareça com nuvens em parte do dia na Metade Norte, a nebulosidade aumenta e chove em grande parte do Rio Grande do Sul com o avanço de uma frente fria. Pode chover forte isoladamente. No Sul do estado, o dia se inicia com chance de chuva e depois o tempo melhora. A massa de ar frio na retaguarda da frente traz queda de temperatura no Sul, mas na Metade Norte o dia ainda será abafado, embora menos quente que este sábado.

Segunda-feira

Muitas nuvens e chuva, localmente forte, na Metade Norte com queda de temperatura. Massa de ar frio traz temperatura baixa no Sul do estado, onde o tempo vai melhorar com sol, nuvens e momentos de maior nebulosidade. O vento sopra do Sul e eleva o Guaíba.

Dias Mais Frios a Caminho

O ingresso de ar mais frio no começo da semana vai dar início a um período no Rio Grande do Sul com temperaturas mais próximas do normal para esta época do ano, com uma sequência de dias de noites mais frias e tardes mais amenas.

4o