Cães x Gatos: Como fazer os animais conviverem em harmonia

2015-04-10_190211

Adaptação saudável facilita a convivência 

 

O misticismo de que cães e gatos são “inimigos” ocorre há muitas décadas. Porém, com um processo de adaptação, é possível fazer com que os pets convivam em harmonia.  Primeiramente é necessário entender que eles são diferentes. Depois disso, algumas coisas precisam ser colocadas em prática para que essa convivência seja saudável e harmoniosa para todos.

Alguns cães ficam tão eufóricos com gatos que podem ter algumas brincadeiras mais brutas. Como são menores, dependendo da maneira que se brinca, pode ocorrer algum acidente. É importante supervisionar a brincadeira entre os dois.

Além disso, se você tem um gato adulto ou idoso, a adaptação com um cachorro filhote pode ser mais difícil pois, provavelmente, o gatinho não terá o mesmo nível de energia que um filhote. A adaptação pode ser mais fácil entre um gato idoso e um cão idoso, por exemplo, já que ambos costumam ser mais calmos.

No caso oposto, um cão adulto pode se adaptar facilmente com um felino filhotinho. Ainda existem casos em que a cadela adulta trata o gatinho como seu próprio filho. Por isso, é importante pensar nesses fatores antes de comprar ou adotar um novo bichinho.

De início, para facilitar a adaptação, você pode deixar os animais separados para que se cheirem e se conheçam aos poucos. Uma ideia é fazer carinho em um e levar a mão para que o outro cheire, assim eles vão se acostumando um com o outro. É importante também separar os espaços de cada um, colocando a comida do gato em um local e a do cão em outro. Se for sair, não deixe os seus animais juntos, evitando assim comportamentos agressivos na sua ausência, principalmente do cão.

É fundamental dar a mesma atenção e carinho para todos os animais da casa. Os bichinhos conseguem sentir quando são deixados de lado e podem se frustrar demais com isso. Eles devem entender que um não é melhor que o outro e que os dois são amados da mesma forma. Quando estiver fazendo carinho no gato, cachorro não deve ser deixado de lado. Quando você oferecer uma refeição especial ao cão, ofereça também ao gato.

Além de tudo isso, é da natureza dos felinos se sentirem donos da casa e dos móveis. Ao estabelecer uma relação com outra espécie, o gato impõe seus limites. Por isso, é perfeitamente normal se o seu cachorro ficar submisso ao gato. Não repreenda o felino e sempre supervisione o contato entre eles, principalmente no início.