INSS identificou 80 milhões de cadastro com informações incorretas
Para receber os benefícios concedidos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é necessário estar com todos os dados corretos no sistema. Erros cadastrais podem bloquear o pagamento e até conceder direito a indenizações
Apenas no primeiro semestre deste ano, o o TCU (Tribunal de Contas da União) identificou 80 milhões de cadastro com informações incorretas das aposentadorias do INSS. Isso pode diminuir o valor ou impedir a concessão do benefício.
Outro problema que pode atrapalhar a vida dos beneficiários são as informações duplicadas. Nesse caso, o INSS pode alegar que existem duas aposentadorias no nome de alguma pessoa.
Para reativar o cadastro, é necessário apresentar uma documentação complementar. O órgão diz que os documentos necessários e as informações sobre o pedido podem ser consultados no site gov.br/meuinss, no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Caso o instituto não resolva o transtorno, é necessário recorrer a meios judiciais. Se a ação determinar a causa ganha, o cidadão pode até mesmo receber indenizações por danos morais.
É importante ressaltar que o INSS não pode suspender o benefício sem antes dar direito de defesa ao segurado. Nessa caso, existe a possibilidade de resolver o problema através de uma ação administrativa que retifique o cadastro.
No caso de vias jurídicas, a pessoa deve reunir documentos para provar a data de solicitação, tempo em que aguardou a resolução e eventuais provas de danos causados pela demora na concessão do dinheiro previdenciário.