Cachorros com câncer têm o dobro de chance de sobreviver com nova vacina

2015-04-10_190211

A medicina veterinária está avançando cada vez mais quando o assunto é fazer nossos cachorros viverem mais. Um ensaio clínico mostrou a eficácia de uma nova vacina contra câncer para cães. O tratamento proporciona o dobro de chance de sobrevivência para os animais que sofrem com a doença.

O estudo da Universidade Yale foi publicado na revista científica Translational Oncology.

Tratamento bem-sucedido

  • Os pesquisadores de Yale criaram um composto que se liga a proteínas expressadas por tumores e impedem que eles cresçam.
  • A substância foi testada primeiro em ratos e depois em quase 300 cachorros durante oito anos.
  • A vacina duplicou a taxa de sobrevivência de cachorros diagnosticados com câncer em 12 meses.
  • Os animais com osteossarcoma – tumor ósseo – têm 35% mais chances de viver com os tratamentos convencionais como a quimioterapia. Mas, em conjunto com a vacina, essa taxa aumentou para 60%.

Tratamento com anticorpos alternativos

A vacina canina foi adaptada de tratamentos contra o câncer humano com anticorpos monoclonais para desenvolver uma nova versão que pudesse beneficiar tanto humanos quanto cães. Nessa terapia, os pacientes recebem proteínas que se ligam ao EGFR e ao HER2, expressados por tumores e impedem o seu crescimento.

O desafio é que a maioria desenvolve resistência ao tratamento. Então, os cientistas decidiram criar anticorpos diferentes que fossem originados a partir de múltiplas células imunológicas, capazes de se conectar com essas proteínas. A proposta deu certo e obteve resultados altamente positivos com os cães.

A história de Hunter

Um golden retriever de 11 anos, chamado Hunter, foi uma das participantes dos experimentos do novo tratamento. Ela foi diagnosticada com osteossarcoma na perna dianteira esquerda em 2022 e passou por uma amputação da perna e quimioterapia aliada à vacina canina. O resultado? Faz dois anos que a cachorrinha está curada da doença. A história dela foi contada pela Yale, confira: https://youtu.be/15AhOgSnc8Q