Cachorro morde dono: o que fazer

2015-04-10_190211

O mais importante é entender que o ataque do cachorro ao dono não acontece do nada ou sem nenhuma causa.

 

Por que o cachorro
morde o pé do dono?
Muitas pessoas também se perguntam porque o cachorro morde o pé do dono, esse comportamento também pode ser um hábito adquirido durante seus primeiros meses ou semanas de vida, principalmente se o tutor o estimula a perseguir seus pés como se fosse uma brincadeira. Ao fazer isso, inconscientemente o tutor apresenta seu pé como uma ‘presa’, despertando o instinto de caça que está presente em todos os cachorros de forma inata.
Se seu filhote está na fase de mudar seus dentes e tem o impulso de morder tudo, recomendamos que você adquira um Kong ou um brinquedo-mordedor para filhotes de cachorro. Não acostume seu filhote a morder suas mãos ou seus pés, pois estará reforçando uma conduta que não desejará que se repita no futuro.

Cachorro avançando
quando tento tirar
algo da boca dele:
por quê?
Esse comportamento ‘possessivo’ nos cachorros chama-se proteção de recursos e deve ser tratado adequadamente para evitar acidentes domésticos.
Para um cachorro, seus ‘recursos protegidos’ podem ser objetos, espaços físicos e até pessoas. Por exemplo, alguns cachorros se mostram possessivos em relação a seus donos e tentam atacar qualquer pessoa que a ele se aproxime. Enquanto outros cachorros podem tentar morder qualquer pessoa que se aproxime da comida ou seus brinquedos. Na natureza, a proteção de recursos é indispensável para a sobrevivência das espécies, principalmente em épocas de escassez. Porém, quando falamos de animais de estimação, como os cães, esse comportamento é extremamente perigoso e precisa ser tratado.

Cachorro avançando:
o que fazer?
Por isso, é fundamental prevenir que o cachorro se torne possessivo e a melhor maneira de fazer isso é educá-lo desde seus primeiros meses de vida. Além de trabalhar a inibição da mordida, também é essencial ensinar o cachorro a soltar objetos utilizando sempre o reforço positivo para estimular a aprendizagem e recompensar as boas condutas.
Também será indispensável socializar corretamente o seu filhote para evitar problemas de comportamento como a agressividade e a proteção de recursos. Mas se você decidir adotar um cachorro adulto, precisará saber que também é possível socializar um cão adulto sempre contando com paciência, carinho e a ajuda do reforço positivo.

Cachorro atacando
sem motivo: por quê?
Muitos tutores, ao serem mordidos pelo próprio cachorro, acham que seu cão atacou de repente, sem ter qualquer motivo aparente. Mas, é importante ressaltar que dificilmente um cachorro ataca qualquer pessoa ‘do nada’, principalmente tratando-se de seu tutor. O que geralmente ocorre é que, ao não saber interpretar a linguagem corporal dos cães, muitas pessoas não conseguem perceber os sinais que antecedem um ataque.
Na grande maioria dos casos, a agressividade aparece como o último recurso do cachorro para proteger sua integridade ou impedir que algum estímulo do seu entorno continue ameaçando seu bem-estar. Antes de ter uma conduta extrema, como morder o próprio dono, o cachorro costuma apresentar sintomas de estresse, demonstrar incômodo ou insatisfação com determinadas condutas.
Se um cachorro ataca uma pessoa, geralmente, é por perceber nela algum tipo de ameaça à sua integridade física e emocional ou algum risco ao bem-estar do seu território, de seus tutores ou familiares. Uma pessoa que tem medo de cachorro, por exemplo, expressará esse medo através de suas atitudes e também de seus odores corporais. O cachorro perceberá essa emoção negativa facilmente e, em consequência, poderá adotar uma postura agressiva-defensiva por ver naquele indivídua uma conduta estranha e potencialmente perigosa.
Também é importante que você preste atenção à sua própria linguagem corporal no dia a dia com o seu melhor amigo. Seu cachorro perceberá facilmente quando você estiver irritado, incomodado ou estressado e, provavelmente, a conduta também mudará e poderá reagir de forma estranha ou negativa.

Cachorro
agressivo: causas
Estas são as principais causas que podem fazer com que um cachorro estranhe o dono ou se mostre agressivo em relação a outras pessoas. Porém, lembre-se que só o veterinário é capaz de chegar a um diagnóstico sobre a causa específica de um problema de comportamento no seu cachorro, depois de examiná-lo, analisar o estilo de vida e a rotina. Por isso, se você perceber que o caráter do seu cão mudou, leve-o ao veterinário da sua confiança para analisar o estado de saúde do seu melhor amigo e verificar a causa dessa conduta inadequada.

Problemas de
saúde em cachorros
Os cachorros também podem se tornar agressivos quando sentem dor e percebem que estão mais vulneráveis. Um cachorro estranhando o dono sem motivos aparentes, evitando o contato com seus familiares e tentando morder todo mundo pode ter algum problema de saúde. Por isso, se seu melhor amigo apresenta problemas de conduta, a primeira coisa a se fazer é levá-lo ao veterinário.

Estresse em
cachorros
O estresse nos cachorros pode ter diferentes causas, como o sedentarismo ou uma atividade física deficiente, um ambiente negativo, mudanças repentinas na sua rotina ou uma mudança de casa, chegada de novos integrantes à família, etc. Para saber mais sobre o tema, consulte nosso artigo sobre como reduzir o estresse do meu cachorro.

Problemas de
socialização
Os cachorros que não foram socializados corretamente podem ter problemas para interagir e conviver com outros indivíduos, sejam pessoas ou animais. O processo de socialização ensina o cachorro a sentir-se seguro e relacionar-se de forma positiva com os indivíduos e estímulos que rodeiam seu ambiente. Por isso, é um passo indispensável da educação dos cachorros.

Problemas de
comunicação
Os problemas de comunicação entre tutores e cachorros também estão entre as principais causas de mordidas e acidentes domésticos. Os cachorros utilizam principalmente o corpo para expressar os estados de ânimo, as emoções e percepções sobre as coisas que acontecem ao seu redor. Por isso, se você quer entender seu melhor amigo e melhorar o vínculo com ele, é fundamental estudar um pouco sobre a linguagem corporal dos cães e os possíveis significados de suas posturas, expressões faciais e olhares.

Meu cachorro me
mordeu: o que
devo fazer?
Você não deve tentar castigá-lo, gritar com ele ou ter qualquer atitude que desenvolva ainda mais a tensão. Lembre-se que, ao responder uma agressão com mais agressão, você poderia terminar causando um novo e pior ataque, correndo o risco de sair seriamente machucado.
Você precisa agir de forma serena, definida e equilibrada para transmitir segurança e tranquilidade ao seu cachorro. Mantenha uma postura neutra e atue com naturalidade, evite fazer gestos bruscos ou movimentos rápidos e não olhe fixamente ou diretamente para os olhos do pet. Quando o cão desviar o olhar, você poderá se afastar bem devagar, sem dar as costas para ele.
Você precisará esperar que o cachorro se tranquilize e recupere o comportamento normal para se aproximar novamente dele.
Quando o cachorro já estiver calmo e equilibrado, será o momento ideal para levá-lo ao veterinário para comentar o incidente e verificar a causa da conduta agressiva do seu cachorro. Encontrar um profissional especializado em etologia canina é o mais indicado, o veterinário analisará o estado de saúde do seu melhor amigo para descartar qualquer problema de saúde que poderia causar um desenvolvimento da agressividade. Logo, poderá te orientar a procurar um educador canino para, em conjunto, estabelecer um tratamento baseado nas necessidades próprias do seu cachorro.
Por último, vale relembrar que é muito perigoso aplicar métodos que você não conhece ou não domina completamente, principalmente tratando-se de um cão agressivo. Procure ajuda profissional pelo bem do seu cão e de todos ao seu redor.