Cabelo e barba: como melhor o crescimento?

2015-04-10_190211
Quando o assunto é barba, deve-se pentear da mesma forma, só que com um pente fino para aumentar a circulação sanguínea no local

Você sabia que os cabelos, pelos e barbas crescem apenas 1 centímetro por mês? Podemos mudar isso garantindo que nosso corpo está recebendo todos os nutrientes necessários para a formação dos fios, bem como, para a melhora da circulação sanguínea. Existem casos em que o cabelo não cresce devido a doenças ou ao acúmulo de toxinas no organismo. Caso você já tenha feito todos os exames que seu médico solicitou e não tenha visto melhora, é bom verificar as formas como você cuida deles e a sua alimentação. Algumas dicas podem ajudar nesses fatores.
Coma alimentos ricos em proteínas: Carne, peixe, leite, ovos e iogurte são necessários para formar a matriz capilar que dá origem ao cabelo e a barba, por isso, ao ingerir uma maior quantidade destes nutrientes os fios tendem a crescer mais rápido e ficarem mais bonitos.
Massageie seu coro cabeludo durante as lavagens: Quando lavamos o cabelo, devemos fazer massagens em todo o couro cabeludo com as pontas dos dedos, pois isto aumenta a circulação sanguínea local e favorece o crescimento. Quem não tem o costume de lavar os cabelos com frequência, deve pelo menos pentear os cabelos por bons minutos e sem força, tendo este hábito você vai notar o crescimento dos fios.
Quando o assunto é barba, deve-se pentear da mesma forma, só que com um pente fino para aumentar a circulação sanguínea no local.
Use corretamente o condicionador: Muitos sabem mas poucos tomam este cuidado. Não se deve colocar condicionador na raiz pois isso dificulta a circulação sanguínea no couro cabeludo e o crescimento dos fios. É importante ressaltar que a aplicação do condicionador deve ser no mínimo 4 dedos após a raiz do cabelo.
Cigarro e boné dificultam o crescimento: Deixar de fumar e de ficar perto de quem fuma também é importante. O cigarro prejudica a saúde e danifica os cabelos, deixando ele mais fragilizado e quebradiço. O hábito de usar bonés pode abafar a raiz dos cabelos, e dificultar o crescimento, além de aumentar o risco de desenvolvimento de fungos.
Cabelo preso com muita força deve ser evitado: Prender o cabelo exerce uma pressão moderada nos fios que pode facilitar o crescimento, mas é preciso ter cuidado porque, se houver muita pressão, o cabelo pode quebrar ou cair. Não é recomendado prender o cabelo quando ele estiver molhado, pois isso também pode facilitar o desenvolvimento de fungos, fragilizando o cabelo e deixando um cheiro desagradável.
Hidrate o cabelo uma vez por semana: Hidratar os fios semanalmente com uma máscara adequada para o seu tipo de cabelo é importante para que ele cresça bem e não fique danificado com facilidade. Após lavar os fios com shampoo e condicionador, enxague bem para que não fique nenhum vestígio de creme.
Pessoas com cabelos muito crespos ou afro podem achar que seus cabelos demoram muito tempo para crescer, porque eles vão se enrolando naturalmente desde a raiz, mas isso não quer dizer que não cresçam normalmente. Todas estas dicas também podem ser utilizadas para facilitar o crescimento da barba e de outros pelos do corpo, inclusive de cabelos crespos!