Em Bento, manifestação será em frente ao Fórum, às 18h
Será realizado no final da tarde desta segunda-feira (26), a partir das 18 horas, um buzinaço para demonstrar ao poder judiciário e ao governo o descontentamento quanto a permanência das escolas fechadas no Rio Grande do Sul. Em Bento Gonçalves, o protesto será em frente ao Fórum do município.
A partir das 18h, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS) se debruça sobre o recurso do Piratini contra a decisão que suspendeu liminarmente as aulas em escolas no RS na vigência da bandeira preta. Inicialmente, o fim do julgamento estava marcado para quarta-feira (28), mas acabou sendo remarcado pelo desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira após uma série de idas e vindas entre decisões do governo do Estado e do Judiciário.
Será uma sessão ordinária remota. O encerramento estava programado para quarta-feira (28), dia da semana no qual ocorre tradicionalmente a sessão desse colegiado, segundo o site do TJ-RS, mas acabou sendo adiantada.
O colegiado pode confirmar a liminar que está em vigor (pela suspensão das aulas presenciais) ou acolher parcialmente ou integralmente o pleito do governo. A assessoria de imprensa do TJ-RS informou que “não há como antecipar” o entendimento do grupo. A decisão ocorre por maioria simples. A sessão está programada para se iniciar às 18h desta segunda-feira e não tem horário estipulado para acabar. Existe a possibilidade de pedido de vista, o que pode adiar o julgamento. A pauta é única.
O TJ-RS não transmitirá a sessão. O link da sessão será enviado apenas aos participantes.