Bug do Facebook bagunçou o feed de milhares de usuários nesta terça, entenda

2015-04-10_190211

Problemas comopublicações das mais variadas pessoas, nunca vistas antes pelos usuários publicaram algum conteúdo dentro de páginas oficiais

Nesta última terça-feira (23), os usuários do Facebook reclamaram de um bug fora do comum após às 23h30. Seus feeds dentro da plataforma se encheram de publicações de pessoas aleatórias fazendo postagens dentro de algumas páginas de celebridades.

Algumas pessoas disseram que este problema se estendeu por horas, entrando na madrugada desta quarta-feira (24), e as publicações vinham das mais variadas pessoas, nunca vistas antes pelos usuários, e que publicaram algum conteúdo dentro de páginas oficiais, como por exemplo na página dos Beatles, Gorillaz e System of a Down.

O site DownDetector recebeu diversas reclamações durante esse período conturbado do Facebook e notou que se tratava de um problema que estava acontecendo com todos.

Os usuários que estavam fazendo tais publicações aproveitaram essa falha do Facebook e lotaram os feeds com memes dentro das páginas dos famosos. Alguns deles brincaram com algumas particularidades de um serviço de transferência bancária, o Venmo e com o PayPal, fazendo pedidos de doação e alguns promoveram seus pequenos negócios ao postar seus links nos perfis das celebridades.

Depois de todo o alvoroço causado pelo bug, o Facebook reconheceu o erro. Um porta-voz da Meta disse: “Hoje cedo, uma mudança de configuração fez com que algumas pessoas tivessem problemas com o seu feed no Facebook. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos que foram impactados e pedimos desculpas pelo inconveniente”.

O Facebook foi condenado a pagar R$6,6 milhões pelo vazamento de dados de usuários brasileiros em 2018. A decisão foi divulgada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A publicação no Diário Oficial da União (DOU) descreve a condenação da rede social pelo compartilhamento ilegal de dados para a empresa Cambridge Analytica, uma consultoria britânica de marketing político que foi utilizada por Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, em sua campanha eleitoral.