Brasil chega a marca de 60% da população imunizada contra a covid

2015-04-10_190211

País ultrapassa EUA na porcentagem de pessoas totalmente vacinadas

O Brasil superou os Estados Unidos no percentual de pessoas com ciclo vacinal completo contra a Covid-19. Os dados são do painel Continua depois da publicidadeOur World in Data, vinculado à Universidade de Oxford, na Inglaterra.
De acordo com a ferramenta, 59,8% dos brasileiros já estão com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Enquanto nos EUA, o índice ainda está em 57,6%. Os dados para esta comparação foram acessados no dia 14 de novembro de 2021.
Com isso, o Brasil se une a outros 55 países que superaram os índices americanos. Os EUA começaram a vacinar sua população no dia 14 de dezembro de 2020, enquanto que o Brasil só começaria mais de um mês depois.
Mesmo tendo largado atrás e enfrentado problemas de falta de vacinas, o Brasil acelerou o ritmo da vacinação principalmente a partir de agosto. Com aumento na disponibilização de doses, a adesão da população brasileira passou a ser determinante para o cenário de hoje.
Esse aspecto é reflexo de um forte histórico de campanhas de vacinação no País e da atuação capilarizada do Sistema Único de Saúde (SUS), que, além de disponibilizar as vacinas, faz com que elas cheguem a áreas remotas.
Atualmente, Portugal e Chile, por exemplo, têm mais de 80% da população com esquema vacinal completo. Ao mesmo tempo, há países cujos indicadores estão abaixo de 2%, como Nigéria e Etiópia, revelando a disparidade na vacinação contra covid.