Botão “não curtir” do Facebook já está em teste

2015-04-10_190211
thumbs down

O tão esperado joinha invertido da rede social não vai chegar a ser disponibilizado no feed de atualizações, mas sim, para o Messenger

O Facebook deu início aos testes do joinha invertido – o tão esperado botão “dislike” ou não curtir. Mas ao contrário do que a maioria dos usuários acredita, a ferramenta – segundo site de tecnologia TechCrunch – não ser disponibilizada para os usuários no feed de atualizações do Facebook. Ou seja: não será possível discordar publicamente de seus contatos da rede social.
Na verdade, o novo botão vai aparecer junto com as reações (recurso lançado em 2016) no Facebook Messenger. Das sete que estão em teste no bate-papo, seis se igualam às que podem ser utilizadas na linha do tempo da rede social. A sétima é a “não curtir”, que surge como opositora da curtida normal, em uso desde o início.
Na prática, o botão “dislike” – segundo a empresa norte-americana – funciona quando um usuário envia uma mensagem para outro; ao responder, o destinatário pode escolher o botão “não curti”, passando o mouse sobre a mensagem recebida. Aqui no Brasil, o “joinha” do bate-papo ganhou uma conotação um tanto irônica, ao ser usado por pessoas que não estavam muito a fim de conversar.
Mas, uma vez que o “curti” do Messenger foi pensado como um jeito direto de dizer sim, o tão aguardado recurso “dislike” seria apenas uma forma simplificada dizer não. E é inegável que com os emojis em teste no bate-papo, as reações às mensagens ficam mais rápidas, uma vez que – tal qual no feed de notícias – basta passar o mouse para visualizar as opções -e escolher a mais adequada ao teor da conversa.
Mas é fato que a forma acalorada que caracteriza o desenrolar da maior parte das discussões nas redes sociais torna um tanto compreensível a tentativa do Facebook de tirar o recurso “Não Curti” da esfera pública e dar a ele um novo significado. Mas é provável que seja difícil manter o controle sobre o papel do botão, lembrando que, assim como o joinha ganhou uma conotação irônica, o “dislike”pode vir a ganhar contornos bem mais significativos do que a empresa espera.